A Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do departamento de Enfermagem, realizará, no período 25 a 28 de maio, a 10ª Semana de Enfermagem. O evento marca a comemoração dos 15 anos do curso de graduação de Enfermagem da Unimontes, além de comemorar o Dia do Enfermeiro (12 de maio).

 

       A programação constará de palestras sobre o tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação”, além de diversos minicursos sobre o assunto. Participarão professores, acadêmicos e profissionais da área, além de convidados.  A solenidade de abertura acontecerá no dia 25, às 19 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede).

      Logo após a abertura, serão realizadas palestras sobre os seguintes temas: “A dimensão ética e moral do cuidado de enfermagem”, “Ética e produção/avaliação das inovações tecnológicas” e “Inovações tecnológicas e repercussões no cuidado da enfermagem”, a serem abordado pelas professoras Maísa Tavares de Souza Leite, Orlene Dias Veloso e Maricy Kariny Soares Leite. Na sequência, haverá debates entre os participantes.

         Nos dias 26, 27 e 28 terão minicursos, organizados por professores do departamento de Enfermagem, em salas do prédio 6 do campus-sede, pela manhã e à tarde. Entre os temas a serem focalizados estão: “Estomaterapia”, “Urgência e Emergência”, “Elaboração de artigo científico”, “Atualização em imunização”, “Cuidados com o recém-nascido de alto riso” e “Educação em Saúde com aplicação de dinâmicas de grupo”, dentre outros.

       HISTÓRICO DA ENFERMAGEM NA UNIMONTES – O curso de Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), foi criado em 1996, atendendo à demanda da comunidade regional. O curso obteve o primeiro reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, através do Decreto Estadual 41.411, de 6 de dezembro de 2000. O reconhecimento foi renovado por intermédio de decreto estadual, assinado em 17 de dezembro de 2007.

       Durante os 15 anos de funcionamento do curso de Enfermagem da Unimontes, foram formadas 22 turmas , totalizando 471 profissionais graduados.  No curso, são capacitados profissionais para liderar equipe de enfermagem, com formação generalista, técnico-científica , político-social, ética e deonológica. O enfermeiro é habilitado para intervir no processo saúde-doença de forma crítica e garantir a qualidade da assistência em todos os níveis de atenção à saúde.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia