O Brasil no contexto econômico mundial e as reformas política e tributária serão algumas das questões em debate durante a XII Semana da Economia, que acontecerá na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de 10 a 14 de agosto. O tema central é “O Cenário Econômico Brasileiro Atual: Reformas Tributária e Política”. O evento presta homenagem especial ao professor Marcelo Martins Furtado de Souza.

A iniciativa é do Departamento de Ciências Econômicas, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Estão previstas diversas atividades como conferências, mesas redondas, exposições e minicursos com a participação de pesquisadores, professores, economistas, profissionais de áreas afins e acadêmicos. Os grupos de estudos também estarão envolvidos com as atividades.

Entre os convidados estão o presidente da Cemig, Mauro Borges, que ministrará a conferência de abertura sobre o tema “O Brasil no Contexto da Nova Ordem Econômica Internacional”, dia 11 de agosto, às 19h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede).

Mauro Borges mini

Professor Mauro Borges Lemos, presidente da Cemig fará conferência de abertura. Foto: Arquivo

Conforme a coordenação, o objetivo do evento é discutir “os aspectos relacionados às múltiplas faces da proposta das reformas tributária e política no País, contribuindo para ampliar o debate e a busca de conhecimentos para a melhor compreensão dessas questões. Assim, será um espaço para discussão das causas do cenário recente e de reflexões acerca das alternativas que contribuam para um exame mais apurado sobre o assunto”.

A organização destaca que “mesmo o Brasil registrando importantes avanços políticos, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas, mudanças no campo tributário e fiscal ainda são aguardadas. Elas se tornaram cada vez mais relevantes, principalmente, diante de transformações recentes no cenário mundial tais como: a crise norte-americana, atuação da economia chinesa, corrupção e desvios de recursos públicos, e, inclusive, o registro de baixos índices do Produto Interno Bruto (PIB), entre outras”.

Acrescenta que (…), “nessa perspectiva, as reformas estruturais e o papel do Estado são fundamentais para enfrentar o desafio de construir um Brasil mais justo, com valorização do trabalho e desenvolvimento socioeconômico. Dentre tantos desafios, vivencia-se a atuação do governo Dilma Rousseff, que inicia o segundo mandato propondo o ajuste fiscal. Tal postura representa a saída de um modelo desenvolvimentista ancorado em políticas que incentivaram o consumo e a expansão dos gastos do governo, com destaque para políticas de rendas, com expansão do financiamento estudantil, entre outros, para o chamado “programa de austeridade”? Que impactos podem ser esperados e que cenários poderão ser vislumbrados?”.

REFORMAS

O tema “Reforma Política no Brasil” será discutido no dia 12 de agosto, às 19h30, com a conferência do professor Bruno Wanderley Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também contará com a participação do professor Cláudio Macedo de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A “reforma tributária” será debatida no dia 14, às 19h30, com a participação dos professores Fabrício Augusto de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rafael Saldanha Pessoa, da Universidade de Fortaleza (Unifor), e Marcelo de Castro Callado, da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

A programação completa do evento pode ser conferida no site: http://www.ccsa.unimontes.br/semanadoeconomista/

SERVIÇO
XII Semana da Economia da Unimontes
Promoção: Departamento de Ciências Econômicas
Período: 10 a 14 de agosto/2015
Mais informações: (38) 3229-8258

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia