Debater as possibilidades para a retomada do crescimento econômico do país no cenário atual, pós-pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a partir de uma perspectiva inclusiva, que contemple a promoção do desenvolvimento e a melhoria do bem-estar da população. Esta é a proposta da XVII Semana da Economia da Unimontes, que será realizada no período de 9 a 13 de agosto.
O evento é organizado pela coordenação do curso de Ciências Econômicas, pelo Departamento de Economia e pelo mestrado em Economia – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PGDEE) da Unimontes – e presta homenagem à docente aposentada e primeira professora da Universidade a obter o título de doutora, Luciene Rodrigues. O tema central é “Retomada do crescimento e promoção do desenvolvimento: Perspectivas para o cenário atual”.
“Embora com contornos um pouco diferentes daqueles experimentados em 2020, ainda estamos no contexto de pandemia. É justamente neste cenário que iremos realizar as reflexões dentro da programação da XVII Semana da Economia”, afirma a professora Maria de Fátima Rocha Maia, chefe do Departamento de Economia da Unimontes.
“O evento pretende colaborar para a compreensão das perspectivas inerentes a esse novo cenário mundial e nacional que está emergindo, e às suas consequências para as realidades locais”, completa a chefe de departamento.
>> As inscrições para a Semana do Economista são gratuitas e poderão ser feitas pelo link.
As atividades têm como público: professores, pesquisadores, pós-graduandos, economistas, acadêmicos de cursos de áreas afins e a comunidade em geral. “O público terá acesso a inúmeras reflexões relacionadas ao contexto atual e que, de forma direta ou indireta, afeta a suas vidas. A compreensão deste contexto é muito importante, pois favorece o enfrentamento dos desafios que nele se apresenta”, destaca a chefe do departamento de Economia.
A professora Maria de Fátima Rocha Maia destaca também que o evento visa “promover um debate sobre a conjuntura econômica internacional e o papel dos Estados e das políticas socioeconômicas para a reorganização do cenário global pós- crise. Outra proposta é discutir as alternativas da economia brasileira para superar o atual cenário de crise e instabilidade, combinando crescimento econômico e inclusão social”.
Outros objetivos da Semana de Economia da Unimontes é “debater o papel estratégico do setor industrial e das inovações tecnológicas para a retomada do dinamismo econômico do país”, bem como discorrer sobre as possibilidades e desafios da promoção do desenvolvimento local no Norte de Minas Gerais, no contexto atual de exacerbação das desigualdades regionais do país”.