Escola Hospitalar “Ciranda da Vida”, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), realiza desde a manhã desta terça-feira (13/10), uma programação especial em comemoração à Semana da Criança. Os trabalhos prosseguem até o dia 23/10, com um atenção especial aos pequenos internos da unidade. O diferencial da Escola está na continuidade dos estudos enquanto as crianças estão em tratamento.

A festa começou com brincadeiras e a distribuição de bolos, pirulitos, doces, salgados e sucos. Os alimentos foram devidamente preparados pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, obedecendo a dieta de cada criança.

“Além de comemorar a data, a programação tem como foco o resgate da autoestima das crianças, que têm o direito à felicidade, à fé e ao amor. Um evento como este incentiva a solidariedade e ainda mais a humanização”, afirma Vilma Dias, coordenadora pedagógica da Escola. No local, também atuam uma técnica em arteterapia e duas estagiárias.

Confira

Vilma destaca que, com ações desta natureza, o HUCF contribui também com o processo de recuperação das crianças. “Quando o hospital assume a criança hospitalizada como um ser integral que necessita ser estimulado e proporciona a ela um ambiente natural, como é na Escola, com os brinquedos e brincadeiras e musicalização, por exemplo, está potencializando a sua capacidade de entender o tratamento e, consequentemente, sua aceitação para ajudar na recuperação da saúde”, afirma Vilma.

Maria Salomé da Silva é lavradora na Comunidade de Taboquinha, em São Francisco (Norte de Minas), e acompanha um dos sete filhos no HUCF há 13 dias. Ela afirma que a Escolinha foi um instrumento importante e que tem ajudado na recuperação do menino; Antônio Carlos, de 9 anos, faz um tratamento de leishmaniose.

TRATAMENTO DIFERENTE

Escola ciranda“Essa escolinha é uma novidade, não é? Não sabia que era assim. Meu filho divide o dia no leito e aqui na escola. Essa ajuda tem feito a diferença no tratamento. Quero ir embora logo, mas vou sentir saudades”, descreve a mãe. O pequeno Antônio Carlos Nunes, de 9 anos, não vê a hora de voltar a correr no sítio onde moram. “Aqui é bom demais. Eu gostei demais da Escola, mas estou com saudade da minha casa, dos meus amigos e dos meus irmãos”, afirma.

Alunos inscritos no Programa Poupança Jovem das Escolas Estaduais Armênio Veloso e Simeão Ribeiro, de Montes Claros, ajudaram nas atividades desta terça. Para a educadora Zilma Gonçalves de Almeida, esse tipo de atividade extraclasse é importante para os estudantes, pois já começam a pensar no futuro. “Contribui ainda para a formação humana e social. A partir dessa imersão no ambiente do Hospital, alguns já começam a pensar sobre qual profissão seguir. Alguns já dizem que querem cursar Medicina ou Pedagogia; vão se identificando com as profissões”, afirma.

Para esta quarta-feira (14/10), a programação prevê oficinas de pinturas em telas, gincanas e brincadeiras, arte com balão e pinturas, além de sessão de cinema (“Doutora Brinquedo”), lanche especial e oficina de desenho artístico. A programação segue até o próximo dia 23 (com exceção do sábado e domingo), com atrações como jogos, desenhos para colorir e narração de histórias, boliche, pintura coletiva, oficina de flores de papel e vasos com caixa de leite, teatro com fantoches, show de mágica, pintura em tela, música ao vivo e confecção de brinquedos.