O crescimento dos programas de iniciação científica na Universidade Estadual de Montes Claros, sobretudo com a divulgação dos resultados obtidos pelos acadêmicos, foi enaltecido pelo reitor João dos Reis Canela durante a abertura da XIII Semana da Biologia e do VIII Encontro Norte-mineiro de Biólogos. A cerimônia foi realizada nessa segunda-feira (17/10), à noite, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede).

A promoção dos dois eventos é dos acadêmicos do 6º período do curso de Ciências Biológicas, com o apoio do departamento de Biologia Geral e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Como meta, “aprimorar o conhecimento e divulgar a produção de pesquisas”.

Atualmente, a investigação científica e tecnológica na Unimontes conta com 289 projetos de pesquisa em andamento em 170 linhas diferentes. Nesse contexto, lembrou o reitor, “estão em vigência aproximadamente 400 bolsas de iniciação científica para os alunos de graduação, concedidas em convênios e parcerias da Unimontes com as principais agências de fomento do País”. Entre os parceiros da Universidade estão o CNPq, Capes e Fapemig.

“A pesquisa tem sido uma contribuição efetiva da instituição para a transformação da realidade social e econômica da região em que a Unimontes se encontra inserida”, completou o professor João Canela.

INTEGRAÇÃO DE ACADÊMICOS

Alunos do curso de BiologiaNa oportunidade, as professoras Ana Paula Venuto Moura, coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), e Maria das Dores Magalhães Veloso, presidente da comissão organizadora dos eventos, destacaram a importância das promoções para a integração dos acadêmicos de todas as áreas afins à Biologia e divulgação de pesquisas. Representante dos acadêmicos do 6º período, Raquel Andrade Rodrigues enalteceu a relevância da investigação científica na formação do futuro profissional.

As atividades acadêmicas da XIII Semana da Biologia foram iniciadas na manhã dessa segunda-feira, no auditório do prédio 6 – com palestras. Para esta terça-feira (18/10), está prevista a mesa redonda “Etnologia”, pela manhã; à tarde, as conferências “Plasticidade fenotípia em plantas” e “Probiótico, prebiótico e simbiótico”. A apresentação de trabalhos científicos, na forma de pôsteres, está marcada para o próximo dia 21, na parte vespertina.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia