Curso da Unimontes está entre os melhores de Agronomia do Brasil

Os desafios para os profissionais do setor e para o agronegócio pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19) estarão em debate na Semana da Agronomia, que será organizada pela coordenação do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Campus de Janaúba). O evento começa nesta segunda-feira (19/10) e vai até sexta-feira (23/10).
Devido ao isolamento social, medida preventiva contra a transmissão do coronavírus, as atividades serão desenvolvidas pelo sistema-online e poderão ser acompanhadas pelo canal da Ciências Agrárias da Unimontes no Youtube.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/semanaagronomiaunimontes/
Na programação estão em destaque temas como a atuação do engenheiro agrônomo, empreendedorismo no agronegócio, sucessão familiar no agronegócio, perspectivas do agronegócio brasileiro, os desafios e oportunidades para a mulher na agronomia e os bastidores da agronomia.
Um dos debatedores convidados da Semana da Agronomia da Unimontes é o ex-ministro da Agricultura e do Abastecimento e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Roberto Rodrigues. Atualmente, ele é coordenador do Centro de Agronoegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura) para as cooperativas. Ele vai abordar o tema “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, quinta-feira (22/10), às 16 horas.

Roberto Rodrigues

Participam ainda das discussões professores, pesquisadores, profissionais da área atuantes no Norte de Minas e ex-acadêmicos do curso de Agronomia. Haverá também momento cultural, por conta dos acadêmicos Ana Caroline, Milene Cristina e Edilson Gonçalves.
Os organizadores da Semana da Agronomia ressaltam que a realidade do Norte de Minas exige muito mais que uma formação geral que permita o exercício da agronomia em qualquer lugar do Brasil. “O profissional precisa ter um segundo foco nos problemas regionais que afligem os nossos produtores, seja de perímetros irrigados, seja de produção de sequeiro, o que leva necessariamente a uma ampliação do espectro de atuação desse profissional”, destacam.

Comissão Organizadora da Semana da Agronomia Unimontes

MARCOS  HISTÓRICOS

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado no dia 12 de outubro, marcando a regulamentação da profissão no Brasil, o que aconteceu por meio do decreto de lei nº 23.196 de 12 de outubro de 1933. A data homenageia o profissional responsável por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agricultura, do ponto de vista técnico, ambiental, social e econômico.

Curso da Unimontes entre os melhores do Brasil

O curso de Agronomia do Campus da Unimontes em Janaúba iniciou as suas atividades em agosto de 1996. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Ensino com o conceito A e com nota 4 no Exame Nacional de do Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC), a graduação está entre os melhores cursos de agronomia do Brasil (5º estado de Minas Gerais (Reconhecido pelo Mercosul) e 38º do país dentre os 251 cursos existentes no país, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) de 2019.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025