Divulgar as atividades curriculares e de pesquisa no âmbito da graduação e incentivar as produções artísticas com influência hispânica. Estes são os objetivos alcançados por professores e acadêmicos com a realização da XII Semana Cultural do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros. A programação teve início nessa quarta-feira (17/6) e prossegue até esta sexta-feira (18/6), com atividades no auditório e nas salas do prédio 2, no campus-sede.

Outro destaque na programação está na presença de egressos da própria Universidade como debatedores sobre o cenário profissional a partir da conclusão do curso. Graduada em Letras Espanhol pela Unimontes em 2005, Bárbara Caroline de Oliveira tornou-se mestre em Lingüística Aplicada pela UnB e atualmente é professora do Instituto Federal do Norte de Minas (Montes Claros).

“Além de gratificante, é muito importante participar de uma dinâmica que reconhece o trabalho formador da Universidade a partir de seus egressos. Mais ainda: podemos contribuir com os atuais alunos com perspectivas sobre o cenário profissional para a nossa área”, pontua Bárbara. Na oportunidade, ela ministrou a palestra “Representações Culturais no Livro Didático de Língua Espanhola”.

MONOGRAFIAS

Semanaespanhol destaqueA professora mestre Daniela Pereira Costa, que ministra a disciplina Língua Espanhola, também participou dos trabalhos nesta quinta-feira. Como orientadora em algumas monografias elaboradas pelos alunos do 8º período, ela destacou o espaço que o evento oferece para divulgar as produções científicas. “São ideias e argumentos que evidenciam a aplicação do conhecimento científico”, acrescenta. Dentre os temas descritos nas monografias estão: “Educação Inclusiva”, “Estágios”, “Gênero Tirinhas”, “Crenças de Professores”, dentre outros.

Coordenador do curso de Letras/Espanhol, o professor Elton José de Loures, fez questão de ressaltar a adesão maciça dos alunos de todos os períodos com as atividades da Semana Cultural, entre minicursos (2), palestras (4), apresentações de monografias e as apresentações artísticas (cada período organizou uma atividade entre musicais e recitais), além dos relatos de experiências dos egressos. “Transformamos dificuldades em incentivos e os alunos assumiram este compromisso de contribuir para o desenvolvimento do curso de Letras/Espanhol”.

Prestes a se graduar, Cléia Santos é aluna do 8º período e considera a Semana Cultural de Letras/Espanhol como de grande importância para a formação como professora de Espanhol. “É um aprendizado porque tenho a oportunidade de ver a experiência de graduados, algo que vai influenciar em minha vida pessoal e profissional”.

Outra temática do evento está discussão sobre a lei federal, de 2005, que estabelece a oferta do ensino da Língua Espanhola no ensino básico – como idioma estrangeiro optativo. A aplicação ainda não é unanimidade (em Montes Claros, por exemplo, apenas 35 escolas oferecem o Espanhol), embora a legislação deixe claro que o idioma estrangeiro na grade curricular deva apresentar duas opções ao aluno: inglês e espanhol.

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