O pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros, professor doutor Renato Sobral Monteiro Júnior, do Departamento de Educação Física e do Desporto, foi selecionado pela International Brain Research Organization (IBRO) para ministrar um treinamento específico sobre exercício, práticas físicas e saúde mental dos idosos, com base em pesquisas desenvolvidas pela Unimontes, na sede da Universidade de Talca, no Chile.
As inscrições ocorreram no 1º trimestre deste ano e o resultado foi divulgado em junho. Pesquisadores de 32 países participaram do processo e apenas 11 foram selecionados. O professor da Unimontes , Renato Sobral , foi um deles. O pesquisador integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs), da Unimontes.
A IBRO é sediada em Paris (França). É uma federação global de organizações de Neurociência, com foco na promoção, apoio ao treinamento e ao desenvolvimento sobre o tema, assim como suas relações com o ensino e pesquisa colaborativa em todo o mundo. São mais de 80 organizações científicas internacionais, nacionais e regionais que integram a entidade.
Conforme o professor, a seleção foi direcionada a neurocientistas que tiveram estudos na área de Neurociências publicadas em periódicos científicos de relevância internacional. O pesquisador da Unimontes apresentou o plano de trabalho que envolve pesquisas que foram desenvolvidas no doutorado sobre exercícios com realidade virtual na saúde mental e física de idosos, projeto este que está em continuidade no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros.
CONTEMPLADO
O pesquisador foi contemplado com uma bolsa no valor de 1,2 mil euros (aproximadamente R$ 4,5 mil) na modalidade “short stay” para atuação em qualquer universidade da América Latina. A bolsa possibilitará o conhecimento de novas tecnologias utilizadas nas pesquisas da área.
“Estou extremamente feliz com a aprovação, pois meu foco são pesquisas voltadas para o idoso e com esta bolsa terei maior proximidade com as tecnologias de ponta, como por exemplo, o Oculus Rift, dispositivo feito para produzir ambientes virtuais que auxiliam idosos acontecidos de Alzheimer ou que estejam convivendo com as limitações físicas, dentre outras doenças”, ressaltou o pesquisador.
Com a bolsa, o pesquisador terá um período de permanência de curta duração (duas semanas) no Laboratório de Controle Motor, da Universidade Talca, no Chile. “Durante esse período, vamos ministrar palestras com ênfase nas pesquisas desenvolvidas na Unimontes, além de um treinamento sobre exercício físico e saúde mental do idoso. Em contrapartida, participarei de um treinamento sobre intervenções com realidade virtual produzida com Oculus Rift e correlações neurológicas”.
As principais pesquisas que serão apresentadas pelo professor versam sobre o projeto “Exercício Físico, Saúde Física e Mental de Idosos”, que já atendeu 43 pessoas da chamada terceira idade da comunidade de Montes Claros e gerou a produção quatro trabalhos científicos apresentados em congressos, além de dois artigos (em fase final de elaboração para submissão a periódicos internacionais), com participação ativa de acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Medicina da Unimontes.
A equipe envolvida nesta pesquisa conta com 13 discentes, sendo dois bolsistas da Fapemig, 1 bolsista de extensão (bolsa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e dois bolsistas institucionais voluntários. Ainda integram os trabalhos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Medicina, da Universidade Federal Fluminense, orientandos do professor Renato Sobral.
“A cooperação com a Universidad de Talca contribuirá para elevar o índice de internacionalização da Unimontes, fator crucial para posicionamento no ranking nacional das universidades brasileiras”, explica o professor.
FORMAÇÃO
O professor Renato Sobral é doutor em Neurologia/Neurociências, pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira, além de especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional (UGF) e em Recuperação Musculoesquelética (UniFOA).
Além de ser vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes, o professor compõe o quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde – PPGCS/Unimontes – e o quadro colaborador do Programa de Pós-graduação em Medicina (Neurologia/Neurociências), da Universidade Federal Fluminense.