Foi divulgado o resultado da pré-seleção (1ª etapa) do Festival de Canção Lago de Irapé, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza entre os dias 10 e 12 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno de Grão Mogol, cidade histórica do Norte de Minas. A relação foi definida pela comissão julgadora, composta por cinco professores da Unimontes e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF). São 20 músicas classificadas que serão apresentadas nos dois primeiros dias do evento.

O Festival da Canção tem como tema “O lago canta sua gente e conta sua história”. A promoção é da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Grão Mogol. A premiação será de R$ 6 mil, sendo R$ 3 mil para o primeiro colocado geral. O professor Fábio Carvalho é o coordenador geral do Festival.

Conforme o edital, as apresentações acontecerão na Praça Beira Rio, sempre a partir das 21 horas, com 10 apresentações na quinta-feira (10/07) e outras dez na sexta (11/07). A comissão julgadora fará a seleção dos dez finalistas, que se reapresentarão no domingo (12/07). A ordem dos concorrentes que subirão ao palco será definida por sorteio tanto na fase classificatória, como na fase final.

Serão premiados os três primeiros colocados, conforme avaliação dos julgadores, além do melhor intérprete.

MÚSICAS SELECIONADAS

A relação das músicas (por ordem alfabética) é a seguinte: “Águas que Valem” (Cássio Reny Soares de Almeida); “Caboclo de Irapé” (Edmilson Alves de Carvalho); “Caipira Nato” (Valdete Dias Fonseca); “Canção da Saudade” (Pollyana Gonçalves Rocha); “Entre Cantos e Contos no Irapé” (Jéssica Dayana Alves Araújo); e “Estrela Morena” (José Manoel Xavier Souto).

E: “Jequitimar” (Renan Alves de Carvalho); “Lugar de Ir a Pé” (Herberth Lincoln Veloso); “Mais que Energia” (Ivan Cristiano Costa); “Meu Senhor Espinhaço” (Edson Augusto Lima e Rocha); “Minas é Demais” (Cristian Farley Dias da Silva); e “Moça Caipira” (Carlos Afonso da Paixão Maia).

E ainda: “O Lago Sabia” (Washington Santos Neves); “Porto Coris” (Ronaldo Tobias dos Santos); “Santuário Barroco” (Jaivan Sousa Acioly); “Saudades da Roça” (Marcos Gonçalves da Rocha); “Sina” (Helder Carlos da Cunha); “Um Lago que lembra o Mar” (Dulce Dias de Souza); “Vejo A Esperança Brotar do Novo” (Silvano Guimarães de Bessa); e “Viola de Pinho” (Valdinei Soares).

FESTIVAL DE INVERNO

Com oficinas de teatro, técnica vocal, iniciação musical, patrimônio histórico, dança criativa, bonecos com materiais recicláveis e ações do Projeto Unimontes Solidária (atendimentos voluntários à comunidade), dentre outras atrações, o I Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé – será realizado no período de 10 a 20 de julho.

A abertura oficial acontecerá no dia 10 de julho, às 19 horas, no Presépio Mãos de Deus, com as apresentações do Núcleo de Ópera da Unimontes e das Pastorinhas de Grão Mogol. Haverá, ainda, apresentação do Teatro Universitário com o espetáculo infantil “Redescobrir o circo, o teatro da vida” e expedições aos sítios arqueológicos “Veado Listrado” e “Babilônia”.

Confira

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia