A problemática da violência – e os trabalhos institucionais desenvolvidos para seu combate –, foi o tema do Seminário “Segurança Pública: Desafios e Possibilidades”, promovido pela 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (Risp), em Montes Claros. A professora e coordenadora do programa de pós-graduação em Análise da Criminalidade e Violência do Norte de Minas, Maria ngela Figueiredo Braga, que integra o departamento de Ciências Sociais, representou a Universidade Estadual de Montes Claros nos trabalhos durante o evento.

O objetivo do seminário foi ampliar as discussões sobre o problema da violência e o que implica em soluções para sua resolução. Além do programa de pós-graduação da Universidade, o evento contou com a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

“As áreas de segurança pública têm demandado, cada vez mais, profissionais competentes e bem informados, exigindo que estejam afinados com os recentes debates teóricos sobre o tema, bem como com as discussões acerca de programas já implementados no combate à violência e criminalidade”, pontuou a professora.

“Assim, ao unir a universidade às instituições de segurança pública, o seminário contribui sobremaneira para o processo de formação qualificada e permanente dos agentes e profissionais que cotidianamente vivenciam, experimentam e entrevêem em cenários e contextos de riscos e constantes conflitos”, orienta e acrescenta Maria ngela Braga.

DSC 0132

Realizado no último dia 16, o seminário recebeu vários especialistas como o professor doutor Clóvis Roberto Zimmermann, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que abordou o tema “Estado de bem-estar e Punição: lições recentes das experiências internacionais e nacional”. Na sequência, Maurílio Pedrosa, Gestor da ONG Minas pela Paz, que destacou a “Cultura de paz – O cerne da questão”.

Participaram do evento o comandante da 11ª Região da Polícia Militar (RPM), Coronel PM César Ricardo de Oliveira Guimarães; o chefe do 11º Departamento da Polícia Civil, delegado Rogério da Silva Evangelista; o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, major Waldeci Gouveia Rodrigues, além de representantes da Guarda Municipal, delegados, agentes, oficiais, militares e acadêmicos e professores da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia