Três acadêmicos da Unimontes foram selecionados para participar do programa de intercâmbio “Seeds for the Future”, principal iniciativa de CSR global da Huawei, empresa chinesa líder mundial de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Ivy Machado (Ciências Econômicas), Nara Gomes (Ciências Econômicas) e Rodrigo Teixeira (Administração) iniciaram o processo de inscrição, encaminharam vídeos em inglês para as entrevistas e, nesta semana, receberam uma notificação positiva para participação na fase final do programa.

Durante o processo, por meio da Unimontes, foram produzidos e enviados vídeos para análise pela coordenação da Huawei Brasil, unidade que analisou e promoveu a seleção final dos candidatos. Nesta edição, por conta da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o intercâmbio acontecerá em formato online, com duração de 15 dias.

Incentivados por professores, colegas de cursos e pelo próprio Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC/Unimontes), os acadêmicos da Unimontes comemoram a aprovação para a fase final do programa. “Enviamos um vídeo acompanhado de proposta para a pré-seleção dentro da Unimontes. Produzimos o material com o apoio da Assessoria de Comunicação da Unimontes (em inglês), que foi enviado para a Huawei. Foi muito interessante. A expectativa é grande para fazer parte do projeto e estou muito animada. É uma oportunidade única que vai agregar na minha vida profissional e pessoal”, comemora a acadêmica Ivy Machado, acadêmica do 3º período de Economia.

Rodrigo Teixeira (Administração) afirma que, mesmo que em formato virtual, “o programa proporcionará uma experiência incrível de vivenciar novas culturas e pessoas, ter novos conhecimentos e participar de desafios. Minha mensagem é de profundo agradecimento à Huawei, pela oportunidade, e à Unimontes por participar também desse processo no desenvolvimento, valorização dos alunos e da educação que proporcionam mais oportunidades e progresso à nossa região”.

A acadêmica Nara Moreira Gomes, do 5° período de Economia, lembra que, desde o inicio do ano, desenvolve um projeto de pesquisa sobre a disputa tecnológica da China, em especial o caso da Huawei, com a orientação do professor Marcos Fábio Martins. “Creio que o objetivo do programa é justamente selecionar os alunos que possuem interesses nesse âmbito nacional e internacional no setor de tecnologias da informação e comunicação. Felizmente, fui uma das selecionadas pela Unimontes. Agora, aguardo a data em que ocorrerão os workshops ministrados por eles”, comemora a acadêmica.

Da esquerda para direita, os acadêmicos Ivy Machado, Rodrigo Teixeira e Nara Gomes

*O QUE É O PROGRAMA *

“Seeds for the Future” é o principal programa de CSR global da Huawei. Lançado em 2008, visa desenvolver talentos qualificados em TIC para estabelecer uma ponte de comunicação entre países e culturas. A Huawei lançou o programa Sementes para o Futuro (tradução livre) em 2015 em cooperação com o Ministério da Educação no Brasil como parte do projeto-chave do Governo Federal, o “Ciência sem Fronteira”. A iniciativa recebeu o reconhecimento público da Presidência da República. Em 2016, a Huawei expandiu a cooperação com o Ministério da Educação para as cinco melhores universidades de TIC do Brasil e assinou uma cooperação estratégica com o Ministério da Educação.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente