O Programa Poupança Jovem atende alunos do ensino médio, matriculados nas escolas estaduais. Divulgação/ Sedese MG

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) assinou, na última terça-feira (4), convênio com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para execução das atividades do Programa Poupança Jovem no município de Montes Claros. O valor do termo é de R$ 5,5 milhões. Os recursos serão investidos na operacionalização do programa, que atenderá 13 mil alunos de escolas públicas de ensino médio, com atividades a partir de fevereiro próximo.

O convênio assinado terá validade de 12 meses e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) será sua executora. As ações do programa Poupança Jovem serão coordenadas por equipe multiprofissional da Unimontes.

Além da coordenação geral, o Poupança Jovem terá uma coordenadora pedagógica, com a participação de assistentes sociais, psicólogos e outros trabalhadores da área educacional. Os profissionais que atuarão no programa serão submetidos a seleção pública, que será feita pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec).

Entre outras atribuições, a equipe multiprofissional da Unimontes realizará visitas permanentes às escolas, para o acompanhamento do desempenho dos alunos atendidos.

O QUE É O POUPANÇA JOVEM – O Poupança Jovem é um dos programas estruturadores do Governo de Minas, que tem como foco alunos do ensino médio, priorizando o atendimento a moradores de áreas em risco social. Ao término dos três anos escolares, eles recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil. Para isso, devem participar das aulas e de atividades complementares. Os estudantes também fazem cursos de qualificação profissional em diversas áreas.

O programa tem como um dos principais objetivos “despertar nos adolescentes a vocação para o empreendedorismo”, visando também “a inserção dos mesmos no mercado de trabalho” e “a geração de renda, além de elevar a taxa de conclusão do ensino médio”.

Ao aderirem ao Poupança Jovem, os estudantes do ensino médio se comprometem a participar de todas as ações do programa, que envolvem também atividades relacionadas ao exercício da cidadania, convivência social e proteção do meio ambiente. Ainda assumem o compromisso de atender as obrigações do programa. Uma delas é a freqüência das aulas regulares. Os alunos que forem reprovados ao final do ano perdem direito ao benefício.

SAIBA MAIS – O portal eletrônico do Programa Poupança Jovem é www.poupancajovem.mg.gov.br.