A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou, na última semana, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, Território da Mata. A comitiva, composta pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, pelo diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da universidade, Geraldo Reis, pelo presidente da Epamig, Rui Verneque e o assessor especial da governadoria, Carlos Magno, foi coordenada pelo subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes. O grupo foi recebido pelo diretor-geral do ILCT, Cláudio Furtado, para conhecer as dependências do espaço, além da história, laboratórios e pesquisas.

O objetivo principal da visita foi buscar uma parceria entre a Sedectes, Unimontes e ILCT para realização de ações em ensino, pesquisa e extensão. A partir da visita, foi decido que um grupo de trabalho será criado, ainda neste ano, para mapear as possibilidades de troca de conhecimento entre as instituições. Dentro de um mês uma apresentação deverá ser feita para mapear o levantamento de informações que poderão ser desenvolvidas em conjunto.

Hoje, o ILCT é reconhecido junto à comunidade científica e ao setor produtivo do Brasil. O seu reconhecimento mundial estende-se a mais de 60 países, por meio dos especialistas da área. O modelo foi alcançado graças ao modelo de ensino, pesquisa e extensão, cujo desenvolvimento foi sempre uma conjugação equilibrada entre a teoria e a prática.

“A busca pela transferência de conhecimento será de extrema importância para ambas as partes. A Unimontes conta com um corpo docente de pesquisadores de alto nível e experiência em cursos técnicos. O ILCT tem o conhecimento em lácteos e pode buscar novas maneiras de ensino”, destaca o subsecretário Márcio Portes.  

A Unimontes possui o Centro de Educação Profissional e Tecnológica com um corpo docente formado por especialistas multiprofissionais, que atuam no serviço, modernos laboratórios e uma proposta pedagógica diferenciada, desenvolvida por meio de uma metodologia interdisciplinar e integrada.

Fonte: www.tecnologia.mg.gov.br

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia