As músicas “Sede dos Rios”, de Marcos Catarina, e “Flor do Vale”, de Ronaldo Tobias, nas categorias “Livre” e “Temática”, respectivamente, foram as campeãs do II Festival Nacional da Canção Circuito Lago de Irapé. Organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros e pela Prefeitura, o evento foi encerrado no sábado (18/7), como parte da programação oficial do Festival de Inverno de Grão Mogol. No total, foram distribuídos R$ 12 mil em prêmios, além de troféus produzidos artesanalmente a partir de pedras típicas da região.

Nos três dias de apresentações, 24 artistas de três estados brasileiros subiram ao palco instalado na Praça Beira Rio, de Grão Mogol. Os dois primeiros dias de festival – 16 e 17/7 – foram reservados para as apresentações dos 12 concorrentes de cada categoria.

Um júri – formado por cinco professores e musicistas – foi responsável pela avaliação dos critérios técnicos (melodia, letra, originalidade, harmonia e arranjo) para definir os seis finalistas de cada área que se apresentaram na decisão, sábado (18), antecedendo ao show do grupo 14 Bis.

LIVRE

Vencedor na categoria “Livre” com a canção “Sede dos Rios”, Marcos Catarina é de Belo Horizonte e recebeu uma premiação de R$ 2,5 mil. O segundo lugar ficou com “Ali Passava um Rio”, de autoria e interpretação de Ronaldo Tobias, de Montes Claros, com prêmio de R$ 1,5 mil. O terceiro colocado nesta categoria foi do também montes-clarense Hebert Lincoln, premiado com R$ 1 mil com a composição “Sou Violeiro”.

TEMÁTICA

A categoria “Temática” contou somente com canções associadas à cultura, regionalidade, personalidades e às belezas naturais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Ronaldo Tobias aparece mais uma vez entre os primeiros colocados, mas desta vez como campeão, com a música “Flor do Vale”. A premiação foi de R$ 3 mil.

O segundo lugar foi da composição de Denisar Mota, de Botumirim, com a música “A Mina dos Geraes”, que recebeu R$ 2 mil em prêmio. A canção teve outro reconhecimento, mas do público. A cantora infantil Maria Clara foi escolhida por aclamação como a melhor intérprete do festival e recebeu a premiação extra de R$ 1 mil.

O terceiro colocado na categoria “Temática” ficou com a música “Irapé”, do cantor e compositor montes-clarense Jukita Queiroz, com prêmio de R$ 1 mil.

O professor Fábio Carvalho foi o organizador geral do Festival da Canção. Também responsável pela Coordenadoria de Extensão Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, ele pontuou sobre a evolução do evento se comparado à primeira edição. Em 2014, o Festival contou apenas com concorrentes regionais. Segundo ele, a ampliação, em nível nacional, contribui consideravelmente para repercutir para outras regiões do Brasil o potencial do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha em organizar um evento com os mais diversos contextos culturais.