O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, será homenageado como patrono geral na solenidade oficial de outorga de grau unificada da Universidade Estadual de Montes Claros. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (19/12), às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves, presidida pelo reitor João dos Reis Canela e com a presença da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.
De acordo com a Secretaria Geral, está prevista a graduação de 500 novos profissionais de 24 cursos regulares ministrados no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro (sede): Administração, Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviços Social e Sistemas de Informação.
O reitor João Canela salienta que “a homenagem prestada ao secretário Narcio Rodrigues é das mais justas e merecidas, em função principalmente de seu empenho em favor do engrandecimento da Unimontes e da consolidação do ensino superior na região, indistintamente às áreas de atuação da Universidade”, observou.
Patrono
Narcio Rodrigues é natural de Frutal, Minas Gerais. Jornalista de formação, ele trabalhou com comunicação e publicidade no Triângulo Mineiro. Eleito deputado federal pela quinta vez em 2010, Narcio Rodrigues se licenciou do cargo para ocupar a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É integrante efetivo do Conselho Integrado de Desenvolvimento (Coind).
Na Câmara dos Deputados, ocupou cargos como a primeira vice-presidência e, consequentemente, a vice-presidência do Congresso Nacional, onde por diversas vezes assumiu a presidência. Também no parlamento, foi vice-líder do PSDB; presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática; e por mais de um mandato foi coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional.
Estabeleceu parcerias estratégicas com os ministérios da Educação; Cultura; Ciência e Tecnologia; e Meio Ambiente. Liderou grande projetos como Rede Nacional de Paleontologia; Oficinas de Artes; Estradas Ecoturísticas; Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos; Centro Nacional de Cidadania Negra; Cenep e outros.
Também em sua trajetória demonstrou especial interesse pelas questões ambientais realizando parcerias com diversas instituições e entidades, entre elas a Unesco e “Green Cross”; idealizou a Cidade das Águas e viabilizou junto aos governos estadual e federal, o Centro Internacional de Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-Hidroex), que trabalha para ser referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos e na capacitação de profissionais desse segmento.
Janaúba – Na sexta-feira (20/12) será realizada a cerimônia de graduação de 20 acadêmicos dos cursos oferecidos no campus da Unimontes no município de Janaúba (Norte de Minas). Serão graduados 10 alunos do curso de Agronomia e outros dez do curso de Zootecnia. A solenidade acontece no auditório Marli Sarney, às 20 horas, e também será presidida pelo reitor João dos Reis Canela.