O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Narcio Rodrigues, assinou ordem de autorização de construção de Escola Técnica, em Bocaiuva, região Norte do Estado. A iniciativa integra ação do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, executado em parceria com o Governo de Estado de Minas Gerais, via Sectes e Secretaria de Educação. Em Bocaiuva, o processo licitatório está sendo coordenado pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Ela irá atender a 1.200 alunos. O custo da construção é R$8.116.096,75. Na oportunidade, Narcio Rodrigues anunciou a instalação na cidade de uma unidade da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.

“A população de Bocaiuva vai conquistar importante instrumento para a formação e qualificação profissional de seus jovens”, comemorou o secretário Narcio Rodrigues, durante ato realizado naquela cidade (26.04). Ele destacou ainda a presença da Unimontes na formalização do processo, revelando que a instituição cumpre importante papel territorial e estratégico para o desenvolvimento do Norte de Minas.

assinatura destaque

Secretário Nárcio Rodrigues durante assinatura de autorização de construção da Escola Técnica (foto: William Santos/Sectes)

INTERIORIZAÇÃO – Narcio Rodrigues destacou também a Uaitec como uma poderosa ferramenta para democratização e interiorização do acesso ao ensino superior em Minas Gerais. “Estamos levando a universidade para todas as regiões de Minas Gerais. Só a Educação a Distância é quem nos permite isto”, afirmou.

O prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, por sua vez, ressaltou que os dois anúncios formalizados naquela solenidade representam um significativo investimento na formação da sociedade local. Mesma argumentação foi exibida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Três cursos serão ministrados em Bocaiuva: Metalurgia, Eletrotécnica e Agronegócios. Todos eles foram definidos a partir de estudos da vocação econômica do município.

BRASIL PROFISSIONALIZADO – Além de Bocaiuva, o Programa Brasil Profissionalizado está construindo também unidades de escolas técnicas em Sacramento e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. Estão previstas também unidades para Brasília de Minas, Manga, Joaíma, Taiobeiras, Grão-Mogol, Espinosa, Janaúba e Monte Azul, todas no Norte e Vale do Jequitinhonha. E ainda Lagoa Santa e Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, Pompeu, na região central do Estado, e Unaí, na região Noroeste. 

Participaram ainda do evento o subsecretario de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente José Gamarano; o de Educação superior, Cláudio Batista Vieira; o deputado estadual, Luíz Henrique e o presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva, Romildo Ribeiro de Andrade.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia