A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nesta quarta-feira (22/03) a visita do secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga. Ele conheceu as instalações do campus-sede da participou de encontro com o reitor Wagner de Paulo Santiago e demais integrantes da gestão superior da Universidade, conhecendo de perto as demandas e potencialidades da instituição. O secretário Igor de Alvarenga esteve acompanhado do deputado estadual Arlen Santiago.

O secretário Igor Alvarenga e o reitor Wagner de Paulo Santiago visitam a seção de restauração de livros da Biblioteca Professor Antônio Jorge. Foto: Neto Macedo/Ascom

Durante a visita, ele anunciou a proposta de, contando com a parceria da Unimontes, implantar em Minas Gerais um curso de formação de professores para atuarem na rede estadual de ensino.

A ideia é que seja criado um sistema seletivo para o ingresso na capacitação, de maneira que, os aprovados, após a conclusão do curso, passem atuar como professores concursados da rede estadual. O projeto pretende seguir modelo adotado pela Fundação João Pinheiro, que oferece curso de gestão pública, cujos participantes são submetidos a processo seletivo e, após a qualificação, passam a trabalhar na área do estado como servidores públicos estaduais concursados.

Acompanhado do reitor Wagner de Paulo Santiago e do deputado Arlen Santiago, o secretário de Estado de Educação visitou as obras do Teatro da Unimontes e os centros de ensino. Ele conheceu a estrutura de funcionamento da Biblioteca Central Antônio Jorge, que, neste semestre, está recebendo R$ 3.730 livros, adquiridos com recursos da ordem de R$ 505,858,76, liberados pelo Governo de Minas Gerais, e contemplam todas as áreas do conhecimento dos cursos mantidos pela Universidade.

A comitiva visitou o Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício. Esteve também na Clínica Odontológica, no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Vinculada ao curso de Odontologia, a clínica passou por reforma recente.

Na sequência, o secretário Igor de Alvarenga participou de uma reunião com o reitor Wagner Paulo Santiago e com o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com pró-reitores e pró-reitores adjuntos, na Sala dos Conselhos (Prédio da Reitoria)

Em visita à Clínica Odontológica. Foto: Neto Macedo/Ascom.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago fez uma apresentação da Universidade e de sua equipe de trabalho, entre os quais destacou “a competência técnica e “o compromisso com a Universidade”. Ele ressaltou que, além de avançar nas áreas do ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços, uma das metas da Unimontes é atuar como um braço forte do Governo do Estado nas regiões onde atua, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

O reitor ressaltou que a Unimontes atua em 40% do estado, compreendendo as regiões Central, Norte, e Noroeste do estado e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A área de abrangência da instituição atinge 342 municípios, alcançando uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Parceria para curso de formação de professores

O secretário Estadual de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a disposição do Governo de Minas Gerais em apoiar as ações da Unimontes, reconhecendo a importância da universidade para o desenvolvimento das regiões de abrangência e do estado.

Secretário de Educação do Estado em reunião com reitor, vice-reitor e pró-reitores da Unimontes. Foto: Neto Macedo/Ascom.

Ele salientou que a sua meta é fortalecer as ações conjuntas com a universidade para melhorar a qualidade da educação em Minas Gerais. Nesse sentido, anunciou que pretende contar com a parceria da instituição superior em um projeto para implantar um curso de formação de professores, cujos participantes sejam submetidos a um processo seletivo e, depois de concluírem a capacitação, passem a atuar na rede estadual de ensino, como profissionais concursados.

Igor de Alvarenga explicou que a ideia é que os estudantes que concluírem o ensino médio possam ser submetidos a um processo seletivo para ingressarem no novo curso de formação de professores. Pela proposta, a capacitação teria duração de quatro anos, da seguinte forma: nos primeiros dois anos, os participantes teriam formação básica geral. Nos outros dois anos, teriam formação específica para a área que preferirem atuar como professores.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

O titular da Secretaria Estadual de Educação esclareceu ainda que a proposta é que durante o curso, os participantes tenham uma remuneração oferecida pelo Estado, por meio do pagamento de bolsas. Ao concluírem o curso, eles passariam a trabalhar na rede estadual de ensino como professores concursados.

Igor de Alvarenga lembrou que a Secretaria de Estado da Educação já está trabalhando na elaboração da proposta do novo curso de formação de professores para a rede estadual de ensino nos moldes do curso de gestão pública da Fundação João Pinheiro. Mas, o projeto terá que ser encaminhado e aprovado pela Assembleia Legislativa para ser implantado.

Durante a reunião, a pró-reitora da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, enalteceu a relevância da iniciativa apresentada pelo secretário Igor de Alvarenga, reafirmando a disposição da Universidade Estadual de Montes Claros em contribuir com o projeto. Ela lembrou que a atual gestão da Unimontes já está colocando em prática ações voltadas para a aperfeiçoar a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura e a melhoria da educação em geral.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau