Em encontro com o titular da pasta, Fábio Baccheretti, reitor da Unimontes formaliza pedido para liberação de recursos

Os entendimentos entre a gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros e a equipe do Governo de Minas passa pela busca de melhorias diretas para a comunidade em geral, sobretudo na prestação de serviços gratuitos. Em reunião nesta semana, na Cidade Administrativa (BH), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, recebeu do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, o pedido formal para um trabalho conjunto que possibilite a reforma física do pronto-socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

A proposta já havia sido apresentada ao governador Romeu Zema, durante visita ao campus-sede da Unimontes em setembro deste ano. Desta vez, a gestão da Universidade descreveu os pontos que permitiriam viabilizar a demanda, diante da possibilidade de remanejamento de recursos do Centro Mais Vida de Atenção ao Idoso para a reforma propriamente dita do pronto-socorro.

Audiência do reitor e comitiva da Uninontes com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti (divulgação)

Entre 2018 e 2020, para manter o padrão de atendimento à parcela da população idosa, a Unimontes precisou aplicar recursos próprios, da ordem de R$ 5 milhões, no Centro Mais Vida. Nos dias atuais, com a recuperação financeira e fiscal do atual governo, o Estado trabalha para compensar retroativamente a instituição, com o repasse no valor de R$ 4 milhões que, conforme pedido formalizado pela gestão da Universidade, possa ser aplicado na reforma do pronto-socorro do HUCF.

ESTUDO TÉCNICO

O professor Antonio Alvimar Souza se mostrou satisfeito ao final do encontro. Além de melhor sintonia com a Secretaria de Estado de Saúde, na busca também pelo incremento de projetos e de capacitações dos recursos humanos, segundo o reitor, o secretário Fábio Baccheretti sinalizou positivamente para que seja feito um estudo técnico, a partir de janeiro de 2022, para a viabilidade do resgate do repasse. Conforme o secretário, ele promoverá um encontro com a área técnica da pasta para, a seguir, se reunir novamente com a Unimontes para dar sequência à proposta do projeto.

SEMINÁRIO – Ao final do encontro, foi confirmado pela SES e Unimontes a realização em breve de um seminário integrado, que contará com a participação da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

Além de sugerir a viabilidade de uma maior parceria entre as instituições, o evento visa a interação entre os segmentos afins e a troca de experiências que possibilitem a melhoria da qualidade na assistência em saúde, e, ainda, na formação acadêmica, com as práticas associadas ao ensino superior dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

A reunião na SES foi realizada na tarde de terça-feira (16/11) e contou com a participação do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, do chefe de gabinete da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva, e do assessor de Assuntos Estratégicos, Otávio Braga.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes