A Unimontes poderá ampliar a parceria com o Governo de Minas Gerais no aperfeiçoamento dos programas e medidas socioeducativas, a partir da ampliação das atividades do projeto Remissão pela Leitura e na possibilidade de implantação de cursos técnicos-profissionalizantes nas unidades prisionais e de apoio. A proposta foi apresentada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio Alves de Araújo, durante visita de cortesia ao campus-sede da Universidade, na tarde de sexta-feira (9/8).
No encontro com o reitor Antonio Alvimar Souza, a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, pró-reitores, diretores e assessores, o secretário falou sobre os desafios permanentes para o setor e apontou para a necessidade de aplicação e ampliação das parcerias bem sucedidas na ressocialização de detentos. “Não existe solução mágica que não seja trabalhar para acabar com a reincidência”, observou, ao destacar que a população carcerária em Minas chega a 77 mil detentos.
De acordo com o general, houve queda nos índices de crimes violentos do Estado em 28% na comparação do 1º semestre de 2019 com o mesmo período do ano passado. O número menor seria conseqüência das medidas preventivas a partir da criação de bases móveis de policiamento, ampliação dos grupos especiais e aplicação de programas nas áreas identificadas como de grande incidência de crimes – em geral, de maior vulnerabilidade social.
Sobre as parcerias da pasta com a Unimontes, o secretário sugeriu o estudo de viabilidade para ampliar o projeto de remissão de pena pela leitura e produção de texto, já implantado pela Universidade nos presídios de Montes Claros e de Francisco Sá – com o apoio também do Poder Judiciário.
Outra possibilidade de ação conjunta entre a Unimontes e a Secretaria de Justiça e de Segurança Pública está no projeto de implantação de cursos técnicos em áreas como Radiologia e Informática para reeducandos e menores dos centros de internação. Mário Lúcio adiantou que o Estado trabalha para criar em convênio com as prefeituras o Centro Municipal Integrado de Apoio Socioeducativo, inspirado em um modelo da Suíça para a ressocialização dos adolescentes infratores.
Na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar fez um agradecimento pela visita e ressaltou o interesse da Unimontes em ampliar as parcerias e, ainda, formalizar novos convênios que coloquem o conhecimento gerado pela Universidade e a sua expertise na formação técnica e nas áreas sociais e de segurança pública a serviço do Estado.