Após a visita ao Casarão da Fafil, o secretário Narcio Rodrigues recebeu da vice-reitora Maria Ivete uma peça do artesanato regional (Christiano Jilvan)

O Governo do Estado implantará o projeto “Universidade Cidadã”, como forma de priorizar ainda mais a valorização do ensino superior. E a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) servirá como modelo para a implementação da iniciativa, conforme anunciou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado Narcio Rodrigues, em visita ao campus-sede da instituição, nesta quinta-feira (27).

Acompanhado do subsecretário de Ensino Superior, Fábio Pimenta Kallas e de assessores, o secretário Narcio Rodrigues esteve em Montes Claros para ver de perto a estrutura de funcionamento da Unimontes e suas ações nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ele visitou o casarão da Fafil e conheceu o projeto do Museu Regional do Norte de Minas, que será instalado na antiga construção. Também conheceu as obras do Restaurante Universitário.

Recebido pelo reitor João dos Reis Canela juntamente com a vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida, ele participou de reunião com integrantes da administração superior da universidade na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria). O reitor fez uma explanação sobre os avanços e desafios da Unimontes.

“Uma das grandes metas da nossa instituição é melhorar cada vez mais a capacitação do seu corpo docente”, afirmou o professor João Canela, lembrando que 42% dos professores da universidade já são detentores de cursos de mestrado ou doutorado. Ele também falou sobre a necessidade de implantação de projetos de pesquisa e de cursos ligados a novos empreendimentos da região, como a mineração e a exploração de gás natural.

NOVO PAVILHíO

Na oportunidade, auxiliado pelo pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Wagner de Paulo Santiago, o reitor apresentou algumas das principais demandas de investimentos da universidade. Uma delas é a construção de um novo pavilhão de salas de aulas. “A proposta a partir da conclusão do novo prédio é transformar as atuais salas de aulas em gabinetes para os professores que tenham dedicação exclusiva”, observou o pró-reitor.

Outra demanda apresentada foi a construção de um auditório com capacidade para 300 pessoas, em área ao lado do restaurante universitário, no campus-sede. Também foi destacada a necessidade da mobilização para que sejam liberados recursos do Orçamento da União, destinados à universidade, por intermédio de emendas de bancada.

“MODELO ESTRATÉGICO

O secretário Narcio Rodrigues destacou o crescimento da universidade e sua importância estratégica para o desenvolvimento das regiões onde está inserida. “A Unimontes é uma das ferramentas mais importantes que o Governo do Estado dispõe para fomentar o desenvolvimento”, enfatizou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ele enalteceu também a assistência à saúde prestada à população de baixa renda, através do Hospital Universitário Clemente de Faria.

Narcio Rodrigues reconheceu que a Unimontes tem uma atuação diferenciada pelas ações que desenvolve na área de extensão e na prestação de serviços, interferindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. Desta forma, disse, a proposta do Governo de Minas é que a instituição sirva como modelo para reforçar os investimentos no ensino superior, estimulando as ações extensionistas. “O nosso objetivo é implantar o projeto Universidade Cidadã, com atividades voltadas para a melhoria das condições sociais, da saúde e do meio ambiente, formação de atletas e outras ações que são realizadas com muita competência pela Unimontes”, afirmou o secretário Narcio Rodrigues.

REVITALIZAÇÃO DO RIO SíO FRANCISCO

O secretário Narcio Rodrigues anunciou ainda que o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, implantará em Pirapora, Norte de Minas, o Polo de Revitalização do Rio São Francisco, que terá parceria com a Unesco (organismo das Nações Unidas para a Cultura) e da Fundação Cousteau. Com a finalidade de discutir o projeto, ainda nesta quinta-feira, ele fez uma visita à cidade ribeirinha e ao campus da Unimontes instalado ali.

A Unimontes também será uma das parceiras na implantação do polo, informou o secretário. Segundo ele, a universidade será responsável pelos programas de capacitação dos profissionais, assim como de moradores, que serão envolvidos nas ações voltadas para a recuperação da bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia