Na noite de terça-feira (04/04), aconteceu a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (Mestrado) em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de 2023.
Realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede, a aula inaugural foi ministrada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. Ela abordou o tema “O papel do Planejamento Público no processo de desenvolvimento Econômico e Social”.
A secretária Luísa Barreto foi recebida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, que também participaram da solenidade de abertura das atividades da nova turma do programa de mestrado da universidade.
“Ficamos muito felizes em receber a secretária Luísa Barreto na Unimontes. Reafirmamos o papel da nossa universidade de atuar como um braço forte do Governo do Estado no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, cuidando das pessoas e promovendo o desenvolvimento dessas regiões”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago, que integra o corpo docente do PPGDEE.
Ele lembrou que a secretária Luísa Barreto tem ligações familiares com o escritor montes-clarense Cyro dos Anjos, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). “Senhora secretária, considere a Unimontes como sua casa”, assegurou o reitor.
Por sua vez, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão enalteceu o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. “A Unimontes tem um papel fundamental por ser uma instituição de referência e reconhecida nacionalmente, o que é motivo de orgulho para o nosso Estado. O desenvolvimento econômico do Norte de Minas passa pela Unimontes”, reconheceu Luísa Barreto.
“Precisamos pensar no bem público, na coisa pública por excelência, e administrar os recursos com inteligência. Assim, avanços serão possíveis”, enfatizou a titular da Seplag. Ela salientou ainda que, para a busca de uma gestão eficiente, é necessário “ouvir as pessoas e entender as suas necessidades, de forma programada e planejada, é o que compõe o arcabouço da eficácia”.
Formação de mão de obra especializada
A coordenadora do PPGDEE/Unimontes, professora Luciana Maria Costa Cordeiro, salientou que a aula inaugural teve como principal objetivo a acolhida dos novos acadêmicos do programa de mestrado e promover uma maior interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
“Com essas ações, o nosso programa de mestrado atua diretamente na formação de mão de obra especializada, numa perspectiva crítica em relação ao processo desenvolvimento econômico e à estratégia empresarial”, disse a coordenadora.
“A qualificação de seu corpo discente compreende sua melhor formação para atuar na gestão pública, setor privado, ensino superior, organizações não governamentais, sistema financeiro, entre várias outras demandas do mercado de trabalho”, enfatizou a professora Luciana Cordeiro.
PRESENÇAS
A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial contou ainda com as presenças da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos; do diretor Técnico Institucional da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), professor Roney Versiane Sindeaux; e do coordenador adjunto do programa, professor Reginaldo Morais de Macedo.
Também estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Ciências Sociais, além do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social, professores, técnicos-administrativos e convidados de diversas áreas da Universidade.