A saúde física e mental terá destaque no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que será realizado de quinta-feira a sábado (25 a 27/09). O evento tem como tema central “Qualidade de vida e bem-estar: conectando grupos, pessoas e comunidades”.

O congresso atingiu a marca de 5 mil inscritos e aprovou 2.081 trabalhos para apresentação ao longo da programação, que ocorrerá no campus-sede e nos demais campi da Universidade. A abertura oficial está marcada para quinta-feira, às 19h, com a presença do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro.

A temática da saúde física e mental será discutida em diferentes mesas-redondas e palestras. Entre os destaques está a conferência “O cuidado de si e os novos desafios para a saúde mental no trabalho”, na quinta-feira, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), ministrada pelo professor Danilo Lisboa, doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa na Università degli Studi di Verona, na Itália.

Também na quinta-feira, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), será debatido o tema “Desafios e Inovações na Vigilância Laboratorial de Doenças Negligenciadas em contexto Local, Regional e Internacional”, com palestra da professora Aroa Silgado Gimenez, PhD do Hospital de Valdebron (Espanha). O debate terá participação de Patrícia Antônia de Brito (Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros), Josiane dos Santos (Secretaria Municipal de Saúde) e Alana Vitor Barbosa da Costa (Fundação Ezequiel Dias – Funed), sob mediação da professora Thallyta Maria Vieira (Unimontes).

Ainda na manhã de quinta-feira, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CECET), o professor Cristiano Roque Antunes Barreira (USP) apresentará a palestra “Práticas Corporais para Promoção Comunitária de Saúde Mental: Educação Física e Psicologia do Esporte na Atenção à Saúde Mental”. A mediação será do professor Achilles Gonçalves Coelho Junior (Unimontes).

Na quinta-feira à tarde, às 14h, no auditório do CCBS, haverá o debate “Abordagem Interdisciplinar e Humanização da Saúde – Cuidados Paliativos como Prática de Dignidade, Educação e Espiritualidade”, com participação das médicas Priscila Miranda (Projeto Presente e Hospital Oncovida) e Lais Santiago (Hospital Dilson Godinho), sob mediação da professora Andréa Eleutério Barros Lima Martins (Unimontes).

No mesmo horário, às 14h, no auditório do CECET, será discutido o tema “Saúde mental do estudante universitário – qual o cenário mundial, como estamos frente a esse cenário e como prevenir os potenciais transtornos?”. A palestra será conduzida pela professora Fabiola González Ortiz (Escola Colombiana de Reabilitação – Bogotá), com debate dos professores Felipe Barreto Schuch (UFSM) e Valter da Rocha Fernandes (UFRJ), sob mediação do professor Renato Sobral Monteiro Junior (Unimontes).

A programação segue na sexta-feira (26/09), às 8h, com a mesa-redonda “A contribuição da Extensão no processo de formação de graduandos, mestrandos e doutorandos e sua interface com a atenção primária à saúde”, no auditório do CCBS. O debate contará com as professoras Daniela Gomes dos Santos Biscarde (UFBA), Lanuza Borges Oliveira e Maria Fernanda Brito (Unimontes), com mediação dos professores Josiane Santos Brant Rocha, Lucinéia de Pinho e Antônio Prates Caldeira (Unimontes).

Relacionadas

Pesquisa sobre a Síndrome de Burnout é aplicada junto a professores da Unimontes
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Modelagem Computacional e Sistemas
Unimontes terá mais de R$ 18 milhões em 73 projetos aprovados na Chamada Fapemig
CEPT/Unimontes oferece cursos técnicos no âmbito do Trilha dos Futuro
Unimontes promove treinamento sobre ferramenta para diagnóstico da Doença de Chagas e das Leishmanioses
Edital da Unimontes seleciona docentes colaboradores para o Programa de Pós-Graduação em Geografia