O intercâmbio entre as instituições de ensino superior fez parte dos objetivos alcançados pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros na realização do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde (Eipse), entre os últimos dias 12 e 16, em Montes Claros. Além da oportunidade de apresentar sua produção científica, a Unimontes pôde ampliar parcerias.

O Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte/Exercício e Saúde Ocupacional e Mídia (Gipesom), por exemplo, anunciou a viabilização de novos convênios de cooperação técnico-científica com Universidade do Colorado (EUA) e com a Universidade de Playa Ancha (Chile) para a realização de trabalhos conjuntos nos próximos anos.

Todas as atividades acadêmicas e culturais do Seminário como debates sobre ciências da saúde, gestão em lazer, atividades físicas relacionadas à saúde e psicologia do exercício e saúde aconteceram no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde. A organização conjunta da Unimontes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Vila Real/Portugal, e as Faculdades Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC) estabeleceu como meta a realização do evento a cada dois anos.

O Eipse reuniu pesquisadores e conferencistas de Brasil, Portugal, Chile, Estados Unidos, Moçambique e Canadá, além de participantes de outros sete países. Dos quase 800 trabalhos inscritos, 137 artigos científicos foram selecionados para publicação na Revista Motricidade (Portugal) – categoria B-1 Internacional, um dos mais importantes periódicos da área da saúde de circulação intercontinental.

PESQUISA DESTACADA

Acadêmica Luciana TorresA estrutura do seminário contou com salas de aula instaladas em tendas anexas para a discussão mais ampla dos assuntos abordados nas palestras de especialistas, no salão principal. Aluna do 3º período do curso de Filosofia, nas Faculdades de Saúde Ibituruna (Fasi), Luciana Torres Dias, destacou “a organização do encontro e a oportunidade que os acadêmicos tiveram de desenvolver pesquisas nas áreas da saúde, psicologia e esporte”.

Profissional de educação física da rede particular, Heberth Halley Vieira ressaltou a “chance de os profissionais de todas as áreas aprenderem mais em relação à produção de pesquisas”. Ele observou ainda a presença de especialistas de renome nacional e internacional. “Não é a qualquer momento que temos um seminário dessa expressão em nossa cidade”.

Para a acadêmica Géssica Loyane Miranda França, que também está cursando a graduação de Filosofia na Fasi, “o aprendizado foi altamente positivo para todos os participantes. O nosso desejo é que eventos de fomento à pesquisa em todas as áreas do conhecimento sejam realizados com mais freqüência”.

Professor Jaime Tolentino“A intenção é de viabilizar projetos comuns no âmbito da região do Norte do Estado, buscando ampliar o conhecimento de professores, pesquisadores e dos acadêmicos de iniciação científica”, ressaltou o professor Jaime Tolentino Miranda Neto, coordenador-geral do Eipse.

Sobre a possibilidade de novos convênios, os colegiados superiores da Unimontes, a partir do encaminhamento de documentações das partes envolvidas e o cumprimento de normas técnicas, analisarão um protocolo de intenções para que o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, que conta com dois mestrados e um doutorado, possa atender a solicitação das Faculdades Integradas de Patos (Paraíba) numa futura parceria de capacitação de professores daquela instituição.

O professor Jaime Tolentino fez questão de ressaltar a participação das universidades organizadoras e o apoio dos organismos patrocinadores. O coordenador destacou, ainda, a valorização da pesquisa nas áreas do Esporte, da Saúde e da Psicologia, lembrando que “a qualidade das palestras foi o grande momento vivido durante os três dias de debate acadêmico”, concluiu.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia