Debater as principais questões relativas à saúde da família no Brasil. Este é o principal objetivo do VI Congresso Mineiro de Medicina e Comunidade, que será realizado a partir desta quinta-feira (7), na Universidade Estadual de Montes Claros. A iniciativa é da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC) em parceria com a Unimontes, através da Liga Acadêmica Norte Mineira de Saúde da Família (Lansf), vinculada ao curso de medicina da instituição.

Com atividades até o dia 10 próximo, o evento tem como tema central “Saúde da família: carreira e caminhos de Minas”, com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos.

A solenidade de abertura será realizada nesta quinta-feira, no Espaço de Eventos OAB/Regional de Montes Claros, às 19h30, presidida conjuntamente pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e pelo presidente da Associação Mineira de Medicina e Comunidade, Artur Oliveira Mendes. Estarão presentes, também, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Lopes Ferreira, e o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade (biênio 2012-2014), Nulvio Lermen Júnior.

O evento reunirá profissionais, professores e estudantes das áreas de Medicina, Odontologia, Serviço Social, Fisioterapia e Enfermagem, além de autoridades e convidados. A palestra “Carreira e Caminhos da Atenção Básica”, com Hêider Aurélio Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, abre a programação científica do Congresso, logo após os pronunciamentos.

ESTRATÉGIAS

Presidente do Congresso, o professor da Unimontes Leandro Dias de Godoy Maya, salientou que o evento visa reunir todos os profissionais envolvidos nas Estratégias de Saúde da Família para a discussão de temas específicos, além da troca de experiências. Segundo ele, somente no município de Montes Claros, há 57 equipes de Saúde da Família em ação.

Por sua vez, o presidente da Liga Acadêmica, Iram Alkimim Cerqueira, entende que, “além das discussões sobre Saúde da Família, o congresso debaterá também acerca da valorização das profissões na atenção primária, entre agentes de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos”.

OUTRAS ATIVIDADES

As mesas-redondas, com temas relacionados à formação do profissional de saúde (médico, dentista e enfermeiro), assim como a apresentação de trabalhos científicos, ocorrerão entre sexta-feira e domingo, a partir das 8 horas, no  campus-sede da Unimontes.

Mais informações pelos telefones (38) 3212.7173 ou 9207.7379 e pelo portal eletrônico do evento: www.cmmfc2012.com.br.

SERVIÇO

VI Congresso Mineiro de Medicina e Comunidade
PERÍODO: de 7 a 10 de junho
LOCAL: OAB/Eventos e Campus-sede
CONTATOS E INFORMAÇÕES
(38) 9207-7379 (professor Leandro Godoy)
Portal eletrônico: www.cmmfc2012.com.br

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia