O município de  Santa Cruz de Salinas  receberá as atividades do Projeto Unimontes Solidária, ação de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros. A parceria para o atendimento à comunidade foi discutida na manhã dessa quinta-feira (12/12), em encontro na reitoria, entre a prefeita de Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira, e o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Santa Cruz de Salinas conta com uma população de 4.397 habitante e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,577. A previsão é que as ações do Unimontes Solidária no município aconteçam no período de 20 a 25 de  janeiro de 2020. Durante o encontro no gabinete do reitor, os representantes de Santa Cruz de Salinas apresentaram as demandas nas áreas de saúde, educação, cultura, esportes e lazer. A prefeita Aline Teixeira destacou que uma das metas é que sejam desenvolvidas ações solidárias também junto aos moradores das comunidades rurais do município, e agradeceu a Universidade pela parceria em prol da população.

A delegação será formada por cerca de 25 a 30 acadêmicos dos diversos cursos de graduação, supervisionados por professores. Entre as ações previstas a serem desenvolvidas, estão oficinas, rua de lazer, palestras sobre cuidados preventivos com a saúde, com destaque para a os temas prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), prevenção de gravidez na adolescência e saúde mental.

UNIMONTES SOLIDÁRIA E COMUNIDADE

Durante a reunião, o reitor Alvimar destacou a importância do Unimontes Solidária na inserção da universidade na comunidade, que implementa o conhecimento produzido em benefício da população. “A Universidade precisa aproveitar suas potencialidades no ensino, pesquisa e extensão e levar saúde, cultura e lazer para as pessoas”, acrescenta o reitor.

Reitor da Unimontes com a prefeita de Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira e gestores da Universidade e do município

Ele lembrou que, como uma instituição pública estadual, a Unimontes é mantida com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos mineiros. “É por meio dos serviços e de ações como o Projeto Unimontes Solidária que a universidade retribui cada centavo dos impostos pagos pela sociedade”, assegurou Alvimar.

A reunião contou com as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, o assessor de Projetos Especiais, Gilson José Fróes; e o coordenador de Apoio ao Estudante,  Marcelo Resende Otaviano. Participaram também o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima, e o chefe de Gabinete, Allysson Danilo Dantas Silva. A prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Saúde, Albertino Teixeira; e do diretor municipal de Saúde, Fágner Rufino dos Santos.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital