O município de  Santa Cruz de Salinas  receberá as atividades do Projeto Unimontes Solidária, ação de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros. A parceria para o atendimento à comunidade foi discutida na manhã dessa quinta-feira (12/12), em encontro na reitoria, entre a prefeita de Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira, e o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

Santa Cruz de Salinas conta com uma população de 4.397 habitante e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,577. A previsão é que as ações do Unimontes Solidária no município aconteçam no período de 20 a 25 de  janeiro de 2020. Durante o encontro no gabinete do reitor, os representantes de Santa Cruz de Salinas apresentaram as demandas nas áreas de saúde, educação, cultura, esportes e lazer. A prefeita Aline Teixeira destacou que uma das metas é que sejam desenvolvidas ações solidárias também junto aos moradores das comunidades rurais do município, e agradeceu a Universidade pela parceria em prol da população.

A delegação será formada por cerca de 25 a 30 acadêmicos dos diversos cursos de graduação, supervisionados por professores. Entre as ações previstas a serem desenvolvidas, estão oficinas, rua de lazer, palestras sobre cuidados preventivos com a saúde, com destaque para a os temas prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), prevenção de gravidez na adolescência e saúde mental.

UNIMONTES SOLIDÁRIA E COMUNIDADE

Durante a reunião, o reitor Alvimar destacou a importância do Unimontes Solidária na inserção da universidade na comunidade, que implementa o conhecimento produzido em benefício da população. “A Universidade precisa aproveitar suas potencialidades no ensino, pesquisa e extensão e levar saúde, cultura e lazer para as pessoas”, acrescenta o reitor.

Reitor da Unimontes com a prefeita de Santa Cruz de Salinas, Aline Teixeira e gestores da Universidade e do município

Ele lembrou que, como uma instituição pública estadual, a Unimontes é mantida com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos mineiros. “É por meio dos serviços e de ações como o Projeto Unimontes Solidária que a universidade retribui cada centavo dos impostos pagos pela sociedade”, assegurou Alvimar.

A reunião contou com as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, o assessor de Projetos Especiais, Gilson José Fróes; e o coordenador de Apoio ao Estudante,  Marcelo Resende Otaviano. Participaram também o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga Lima, e o chefe de Gabinete, Allysson Danilo Dantas Silva. A prefeita esteve acompanhada do secretário municipal de Saúde, Albertino Teixeira; e do diretor municipal de Saúde, Fágner Rufino dos Santos.

Relacionadas

Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia
ProfLetras – Exame Nacional de Acesso destina 22 vagas para Unimontes – Inscrições começam no dia 15 de setembro
Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores