Projeto alcança 80 cidades atendidas em 18 anos

A população do município de Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas, será atendida na próxima semana (20 a 26 de janeiro) com uma série de ações voluntárias a serem desenvolvidas pelos acadêmicos de diversos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), orientados por professores.  A cidade receberá as atividades do Projeto “Unimontes Solidária”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

O Projeto “Unimontes Solidária” chega ao seu 18º ano de existência. Com as ações em Santa Cruz de Salinas (distante 302 quilômetros de Montes Claros), a iniciativa alcança 80 municípios contemplados.  “Esse marco de 80 cidades atendidas representa uma grande vitória. Olhando pra trás, constatamos que, no decorrer dessa história, encontramos hoje vários profissionais formados pela Universidade que estão atuando nas cidades onde já desenvolveram as ações solidárias enquanto acadêmicos”, avalia o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da instituição, professor Gilson José Fróes, também coordenador geral do Unimontes Solidária.

Ele ressalta a importância da iniciativa por colocar o conteúdo ensinado na sala de aula em prol da melhoria das condições de vida da população de renda dos pequenos municípios da área de abrangência da Universidade. “Por meio do Unimontes Solidária, os estudantes são despertados para as ações práticas e também colaboram com a melhoria das comunidades, levando humanização e assistências ás pessoas”, destaca Gilson Fróes.

A delegação do projeto solidário embarca para Santa Cruz segunda-feira (20/01), às 7h30min, partindo do campus-sede da instituição. Além dos professores orientadores, a caravana será integrada por 30 universitários dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.

A edição do Unimontes Solidária deste mês contará também com a participação de três estudantes das Faculdades de Ciência e Tecnologia (Facit) e de egressos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia da Unimontes. Terá ainda a participação da psicóloga Milena Mascarenhas de Oliveira.

Eles vão desempenhar uma série de atividades interativas, culturais e sociais, abrangendo as áreas de saúde, educação, cidadania, esporte e lazer e conscientização ambiental. Estão previstas oficinas, gincana ecológica, “cinema na praça”, “noite cultural” e palestras sobre os cuidados com a saúde.  As ações voluntárias serão realizadas na sede do município e nos distritos de Sumidouro, Água Boa e Santo Antonio.

Serviço:

Santa Cruz de Salinas

População: 4.142 habitantes

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,577 – segundo o Atlas do Desenvolvimento do Brasil/2010.

Distância de Montes Claros: 302 quilômetros

TAGS:Gestão

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”