O Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), vinculado ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promoveu, na última terça-feira (19/08), Aula Inaugural do 2º Semestre de 2025 do Estágio Supervisionado com o tema “Da formação acadêmica à promoção da cidadania: o estágio jurídico como instrumento de acesso à Justiça”. O juiz de Direito titular da 2ª Vara Cível e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e da Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Montes Claros, Fausto Geraldo Ferreira Filho, ministrou palestra magna sobre “O papel do estágio na construção da postura profissional e no fortalecimento da Justiça”. Participaram do evento, que ocorreu a partir das 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que fica no Prédio 1 do campus-sede, cerca de 100 pessoas, entre autoridades, professores, servidores e acadêmicos.
Presenças
Estiveram presentes o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; os representante do Ministério Público da União, Rodrigo Braz Barbosa; da Magistratura, Fausto Geraldo Ferreira Filho; do Ministério Público, Guilherme Roedel Fernandes Silva; da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil-MG, Graciete Prioto; e do Centro Acadêmico Ciro dos Anjos – Unimontes, Maurício Gabriel Mendes Gaia; também pela Unimontes, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professora Ilva Ruas Abreu; a coordenadora do curso de Direito, professora Janice Freire Sant’ana; o chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo, professor Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo; e a coordenadora do SAJ, professora Thelma Pompeu Gusmão; além da coordenadora Regional de Estágio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Camila Cardoso.
Formação
Em sua exposição, o juiz Fausto Geraldo Ferreira Filho destacou a relevância da prática para a formação do estudante de Direito ao ressaltar que o estágio contribui tanto para o aperfeiçoamento técnico quanto para o desenvolvimento ético e cidadão do futuro profissional. Depois, a coordenadora do SAJ falou a respeito do estágio curricular aliado à assistência e prestação de serviços jurídicos para a população carente.
SAJ
O SAJ cumpre papel essencial quando assegura às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica o direito fundamental de acesso à justiça. Ao mesmo tempo, segundo a professora Thelma Pompeu, “possibilita aos acadêmicos do curso de Direito uma vivência prática transformadora, aliando formação jurídica e compromisso social”.
Neste semestre letivo, o SAJ conta com 190 acadêmicos, que se dedicam ao atendimento da comunidade e à promoção da cidadania. Trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso da Unimontes com a responsabilidade social e formação de profissionais conscientes de seu compromisso cidadão.











