O Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), vinculado ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promoveu, na última terça-feira (19/08), Aula Inaugural do 2º Semestre de 2025 do Estágio Supervisionado com o tema “Da formação acadêmica à promoção da cidadania: o estágio jurídico como instrumento de acesso à Justiça”. O juiz de Direito titular da 2ª Vara Cível e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e da Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Montes Claros, Fausto Geraldo Ferreira Filho, ministrou palestra magna sobre “O papel do estágio na construção da postura profissional e no fortalecimento da Justiça”. Participaram do evento, que ocorreu a partir das 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que fica no Prédio 1 do campus-sede, cerca de 100 pessoas, entre autoridades, professores, servidores e acadêmicos.

Presenças

Estiveram presentes o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; os representante do Ministério Público da União, Rodrigo Braz Barbosa; da Magistratura, Fausto Geraldo Ferreira Filho; do Ministério Público, Guilherme Roedel Fernandes Silva; da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil-MG, Graciete Prioto; e do Centro Acadêmico Ciro dos Anjos – Unimontes, Maurício Gabriel Mendes Gaia; também pela Unimontes, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professora Ilva Ruas Abreu; a coordenadora do curso de Direito, professora Janice Freire Sant’ana; o chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo, professor Eluiz Antônio Ribeiro Mendes e Bispo; e a coordenadora do SAJ, professora Thelma Pompeu Gusmão; além da coordenadora Regional de Estágio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Camila Cardoso.

Formação

Em sua exposição, o juiz Fausto Geraldo Ferreira Filho destacou a relevância da prática para a formação do estudante de Direito ao ressaltar que o estágio contribui tanto para o aperfeiçoamento técnico quanto para o desenvolvimento ético e cidadão do futuro profissional. Depois, a coordenadora do SAJ falou a respeito do estágio curricular aliado à assistência e prestação de serviços jurídicos para a população carente.

SAJ

O SAJ cumpre papel essencial quando assegura às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica o direito fundamental de acesso à justiça. Ao mesmo tempo, segundo a professora Thelma Pompeu, “possibilita aos acadêmicos do curso de Direito uma vivência prática transformadora, aliando formação jurídica e compromisso social”.

Neste semestre letivo, o SAJ conta com 190 acadêmicos, que se dedicam ao atendimento da comunidade e à promoção da cidadania. Trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso da Unimontes com a responsabilidade social e formação de profissionais conscientes de seu compromisso cidadão.

Relacionadas

Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje
“Eles com Elas pela Vida” – Entrega de kits da corrida realizada pelo hospital da Unimontes é amanhã
 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Hospital da Unimontes reúne profissionais da saúde e acadêmicos em palestra no âmbito do Setembro Amarelo
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar