O Programa de Serviço de Assistência Jurídica – Itinerante (SAJ/Itinerante) –, da Universidade Estadual de Montes Claros, será homenageado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Jequitaí, no Norte de Minas, em solenidade no próximo domingo (25), durante a abertura da edição 2012 do “Dia da Cidadania”. Trata-se de uma forma de reconhecimento aos dez anos de atuação do Programa, além dos quatro anos consecutivos da participação da Unimontes, através desta iniciativa, no “Dia da Cidadania”.
Na oportunidade, a equipe de professores e acadêmicos do SAJ/Itinerante fará novas consultas e orientações jurídicas gratuitas à população, de 9 às 16 horas, na sede da escola estadual “Professor Luciano”. O município de Jequitaí possui 8,1 mil habitantes e está localizado a 80 quilômetros de Montes Claros.
A equipe da universidade será supervisionada pela professora Ionete de Magalhães Souza, uma das coordenadoras do programa (ao lado da professora Ana Clarice Albuquerque Leal Teixeira), com a participação de 11 acadêmicos e mais dois professores do curso de Direito. A participação do SAJ Itinerante no Dia da Cidadania de Jequitaí faz parte do calendário comemorativo do jubileu da Universidade Estadual de Montes Claros, comemorado em 2012.
14 MIL
O SAJ/Itinerante é um programa de extensão do curso de Direito da Unimontes, criado em 2002 com o principal objetivo de oferecer assistência jurídica gratuita às populações mais necessitadas dos municípios da área de abrangência da Universidade. Em geral, as dúvidas mais comuns estão relacionadas ao Direito nas áreas de consumidor, familiar, trabalhista e previdenciário.
O trabalho consiste na triagem, ao apresentar o serviço aos visitantes, para, logo em seguida, identificar demandas e orientar o cidadão sobre quais são os procedimentos para a solução jurídica. Até o momento, cerca de 14, mil pessoas foram beneficiadas pelo SAJ Itinerante no Norte de Minas.