As equipes do programa gratuito de Serviço de Assistência Jurídica Itinerante – SAJ Itinerante –, vinculado ao curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vão participar das ações do Dia V – Dia do Voluntariado. A próxima edição acontece no dia 30 de agosto e a Unimontes atuará em dois locais da área urbana: Vila Anália e Bairro Morrinhos. Além do atendimento jurídico à população, em especial à de baixa renda, e a orientação para o exercício da cidadania, um dos focos do programa no Dia V será o trabalho de prevenção da violência contra a mulher.

Coordenadora SAJ Itinerante, a professora Ionete de Magalhães Souza explica que as orientações sobre como prevenir a violência contra a mulher será desenvolvida dentro da campanha “Justiça pela Paz em Casa” que a Unimontes realiza desde a primeira semana de agosto (com programação até novembro). A iniciativa foi lançada também em nível nacional, numa iniciativa da ministra Carmen Lucia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A campanha também conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil e Governo de Minas.

Ela salienta que, em 2015, os professores e acadêmicos do curso de Direito inseridos no SAJ Itinerante participam pelo 13º ano consecutivo do Dia V, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). “Ficamos felizes em atuar no Dia V. Trata-se de um projeto vitorioso, com resultados altamente positivos para a comunidade”, afirma a professora Ionete Magalhães.

COMO SERÁ

O atendimento jurídico no próximo dia 30, por parte dos professores e alunos do curso de Direito, acontecerá entre 8 e 12 horas, no Centro de Convívio – Projeto Curumim da Vila Anália; e Projeto Comunitário “Corrente do Amor”, na Rua Capitão Enéas, 150, no Bairro Morrinhos. Conforme a professora Ionete, as duas equipes do SAJ Itinerante reunirão dois professores e pelo menos oito acadêmicos em cada local.

Os moradores poderão realizar consultas sobre demandas em diversas áreas do Direito. Os professores e estagiários do SAJ Itinerante vão orientar às pessoas como ter acesso à Justiça. “Além de prestar o atendimento jurídico gratuito, o nosso objetivo é promover o exercício da cidadania”, destaca a coordenadora do SAJ Itinerante.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia