Como reforço ao atendimento que já beneficia a população em geral desde o último sábado (26/01), os voluntários do projeto Unimontes Solidária, que a Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve no município de Cristália (Norte de Minas), participam neste sábado (2/02) da “Ação Social”, iniciativa em parceria com a prefeitura local, a partir das 9 horas, na Praça do Mercado.

Com a iniciativa, o atendimento será concentrado numa das áreas de maior movimento na parte urbana, permitindo que uma mesma pessoa tenha acesso aos diversos serviços disponibilizados pela Unimontes num curto espaço de tempo.

“Haverá tendas para cada ação do projeto Unimontes Solidária”, acrescenta o professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante da Universidade. De uma só vez, o cidadão de Cristália poderá aferir a pressão arterial, medir o índice de massa corpórea (IMC) e receber orientações sobre a Justiça Previdenciária, de Conciliação, Trabalhista e Familiar.

Também serão oferecidas à comunidade atividades lúdicas e pedagógicas, como ruas de lazer, oficinas de pinturas e desenhos, iniciação em línguas estrangeiras, gincanas, orientações sobre controle do diabetes, hipertensão, obesidade e sobre o risco das DSTs.

CABELO E MAQUIAGEM – Os alunos do programa Projovem Trabalhador, que a Unimontes desenvolve em parceira com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), vão auxiliar os trabalhos com o corte de cabelo e maquiagem para a população em geral.

5,6 MIL HABITANTES

Cristália conta com uma população de 5.681 habitantes (censo 2010/IBGE) e apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,64. A abertura oficial do evento ocorreu no último domingo (27/01), no Ginásio Poliesportivo, com a participação do prefeito Eduardo Medeiros Cabral. A equipe do projeto no município conta com 40 acadêmicos dos diversos cursos do campus-sede, supervisionados pelos professores Gilson Fróes e Marcelo Resende (Coordenadoria de Apoio ao Estudante).

Ainda no sábado (02/02), a partir das 20 horas, no Centro de Eventos de Cristália, acontecerá a Noite Musical, com apresentações do grupo de capoeira Força Jovem Quilombola, Banda Fuxicaê e Grupo Aqueles, além da participação do músico Anderson Lopes, do DJ Carlos e do MC Daniel.