O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J. Itinerante), do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza uma série atividades relacionadas com o atendimento da pessoa idosa. As ações estão inseridas nas comemorações da Semana do Idoso e são desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria Municipal do Idoso, da Prefeitura de Montes Claros.

Dentro da programação, na terça-feira (19/09), foi realizado evento de abertura da 23° Semana do Idoso, com o tema “a força da pessoa idosa”. Na oportunidade, foi prestada homenagem especial ao prefeito de Montes Claros, Humberto Souto. Também foi proferida a palestra sobre o tema “Empoderamento e direitos dos idosos”, que teve como responsável a equipe do S.A.J Itinerante/Unimontes.

O coordenador do SAJ Itinerante, professor Rodrigo Leal Teixeira informou, que ao longo dos dois meses, os professores e acadêmicos do programa do curso de Direito da Unimontes atenderam aproximadamente 2.300 pessoas.

Ele informa que durante a Semana do Idoso, a equipe do programa promoveu rodas de conversa em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros da cidade.

Na tarde de quarta-feira (20/09), ainda dentro da programação da Semana do Idoso, o S.A.J Itinerante realizou ação no Asilo São Vicente de Paulo – Lar Betânia. O evento foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Solidária e com a Coordenadoria Municipal do Idoso.
Além de lanche, foram oferecidos aos idosos serviço de manicure e cabeleireiro. Houve ainda atividades entretenimento e animação, com sessão de dança. “Foi uma tarde especial repleta de alegria e cuidados”, afirmou o professor Rodrigo Leal Teixeira.

Na quinta-feira (21/09), o Serviço Itinerante realizou atendimento jurídico no Parque Municipal Milton Prates.

O coordenador S.A.J Itinerante lembra ainda que no mês de agosto, a equipe de professores e estagiários do programa promoveu 10 palestras em três escolas estaduais de Montes Claros: Gonçalves Chaves (região central), Delfino Magalhães (Bairro Delfino Magalhães) e Levi Durães Peres (Bairro Santa Lúcia). Foram atendidas cerca de 1.100 estudantes. Nas palestras foram abordados temas como combate ao bullying, violência doméstica, inclusão social e comunicação não violenta.

Relacionadas

Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente