“Temos que enaltecer o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”, afirma reitor

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ocupa a 82ª posição entre 203 universidades públicas e privadas do país avaliadas no estudo Ranking Universitário Folha (RUF 2023), do Jornal Folha de São Paulo. A pesquisa aborda os critérios ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização das instituições de ensino superior. De acordo com o levantamento, entre 20 universidades mineiras, a Unimontes ocupa a 12ª posição.

“O ranking mostra um considerável avanço da Unimontes entre as instituições de ensino superior do país, com a melhoria em posições importantes nas áreas de ensino, pesquisa e internacionalização se comparadas com avaliações anteriores, graças ao trabalho da nossa comunidade acadêmica”, afirma o reitor da Universidade, professor Wagner de Paulo Santiago.

Campus-sede em Montes Claros – Foto: Ascom Unimontes

Ele destaca que ações efetivas estão sendo adotadas pela Reitoria da Unimontes para assegurar a modernização da universidade, que certamente garantirão avanços nas áreas de mercado e inovação, parâmetros que permanecem estáveis em posições, sendo fundamentais para o crescimento da instituição.

“Temos que enaltecer o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos nesses avanços desde a última avaliação, pois temos a plena consciência que a Unimontes é o instrumento mais importante de desenvolvimento nas regiões onde atua, sendo um braço avançado do Estado de Minas Gerais indutor do progresso e da geração de uma força motriz capaz de mudar a realidade e a vida de milhares de pessoas”, pontua o reitor.

O professor Wagner Santiago salienta que a atual gestão superior da Unimontes tem trabalhado constantemente para a melhoria dos quesitos avaliados pelo RUF (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização), além de implementar uma política sólida voltada para o fortalecimento da pós-graduação e extensão. Também investe na melhoria da prestação de serviços à comunidade, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria, único do município que oferece 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nossa meta principal é a modernização da universidade. Atuamos em consonância com um mundo cada vez mais moderno, mais dinâmico e em busca de resultados práticos da aplicação de recursos públicos”, assegura o reitor da Unimontes.

O desempenho da Unimontes no Ranking Universitário Folha 2023 também foi enaltecido pela pró-reitora de Ensino da instituição, professora Ivana Ferrante Rebello. “A posição que a Unimontes ocupa no ranking divulgado é estratégica”, afirma a pró-reitora, lembrando que devem ser considerados alguns aspectos que não foram contabilizados na avaliação. Um deles, ressalta, é que a Unimontes gera um grande impacto Norte de Minas, promovendo a reorganização social, profissional e educacional para a sociedade da região, que, historicamente, careceu de maior assistência em termos de políticas públicas.

“Quando se mede o desempenho de uma universidade, esses são detalhes que não são considerados”, observa a pró-reitora. Ela destaca que em 2023, a Unimontes passou a ser contemplada com mais investimentos e ganhou maior visibilidade, com a aprovação de um número significativo de projetos de pesquisadores da instituição pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig|).
“De 32 editais de pesquisa disponibilizados pela Fapemig, 28 foram de pesquisadores da Unimontes. Isso representa a força de nossos pesquisadores e reflete o tempo de reestruturação e mudanças que vivemos”, considera a professora Ivana Ferrante Rebello.

A pró-reitora ressalta que a Universidade vai prosseguir na sua trajetória de avanços. “Estamos trabalhando para alcançar cada vez mais a excelência no ensino, em todas as áreas do saber. Para isso, teremos, em 2024, programas de formação continuada de professores, incremento no uso de tecnologias na sala de aula e aumento de convênios e parcerias com outras instituições de ensino, visando o diálogo, ações participativas e reestruturação dos nossos cursos”, anuncia.

IGC aponta a qualidade do ensino

A boa qualidade do ensino na Unimontes também é auferida com a nota 4 do Indice Geral de Cursos (IGC). A pró-reitora Ivana Ferrante Rebello explica que o IGC é um indicador do Ministério da Educação (MEC) que calcula a média ponderada da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição, variando de 1 a 5.

“A nota 4 do IGC da Unimontes aproxima da excelência. Mas, vamos chegar a nota 5, pois temos docentes com titulação, pesquisas de expressão sendo desenvolvidas e um corpo discente cada vez mais motivado”, enfatiza a professora Ivana Ferrante Rebello.

Curso de Agronomia entre os melhores do país

Um dos destaques da Unimontes no RUF 2023 é o curso de Agronomia, que foi classificado entre os 25 cursos da área no país. A graduação, oferecida no Campus de Janaúba, ocupa o 23º lugar entre 350 cursos avaliados. Outros cursos da instituição norte-mineira também foram bem avaliados.

“Considero que o resultado alcançado é resultado excelente para a nossa região e para a instituição”, afirma o coordenador do curso de Agronomia da Unimontes, professor Carlos Eduardo Corsato. Ele destaca que o desempenho do curso de Agronomia no RUF 2023 resulta de “uma longa trajetória”, sustentada em três pilares: “qualificação e comprometimento do corpo docente”, “pesquisa, iniciação científica e extensão como componentes complementares à formação acadêmica” e “inserção regional com o setor produtivo”.

Relacionadas

Conferência discute Educação Antirracista
Unimontes Representada na Entrega da Medalha Santos Dumont
Escola Família Agrícola Veredinha recebe oficinas de Geografia
HU Unimontes promove Simpósio de Atendimento Escolar à Criança Hospitalizada
Fapemig aprova projeto de R$ 20 milhões para a criação do Centro de Excelência do Semiárido na Unimontes
Unimontes realiza abertura da I Semana do Direito