Em sessão solene realizada na Casa do Rotariano, na noite dessa quinta-feira (10/05), o Rotary Clube de Montes Claros, através de seus diversos clubes, homenageou a Universidade Estadual de Montes Claros pelo seu cinquentenário. A sessão foi proposta pelo rotariano e ex-professor do curso de Direito da instituição, Alciliano Ribeiro da Cruz, que destacou os trabalhos da Unimontes voltados para o ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Ele citou os desafios enfrentados no inicio da implantação do ensino superior na região, à época da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) e a vontade de homens e mulheres para a implantação do curso de Direito. “Muitos não acreditaram e duvidaram do trabalho, mas nós enfrentamos as dificuldades com entusiasmo e vontade de vencer e conseguimos não só ajudar no desenvolvimento do curso de Direito, mas, sobretudo, formar excelentes advogados, juízes, desembargadores e outros profissionais que hoje prestam serviço em várias regiões do País”, ressaltou o ex-professor. Emocionado, o idealizador da homenagem entregou ao reitor João dos Reis Canela uma placa de reconhecimento do trabalho da Unimontes.

Por sua vez, o rotariano Nicácio Pereira fez uma retrospectiva da história de evolução da Universidade e destacou os números atuais das áreas de pesquisa e de ensino. Já o Governador do Distrito 4760 do Rotary Club (1994/1995), Wanderlino Arruda, ressaltou as semelhanças na execução de trabalhos sociais desenvolvidos pelas duas entidades e a presença marcante do empresário Luiz de Paula Ferreira, que foi imprescindível na criação do Rotary e também da primeira instituição de ensino superior do Norte de Minas – atual Unimontes. “A Universidade Estadual de Montes Claros faz parte das nossas vidas e de nossos esforços” concluiu.

A presidente do Rotary Clube de Montes Claros, Selmar Santos Oliveira, citou a forte presença da Unimontes em Minas Gerais e especialmente na região do Norte de Minas.

Estiveram presentes à solenidade, além do reitor João Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e integrantes da gestão superior da Universidade. O reitor agradeceu o reconhecimento dos nove clubes do Rotary de Montes Claros e enalteceu de forma particular a aula cívica propiciada naquela noite.

 

Galeria de fotos

Professor Alciliano Cruz e reitor João Canela“O Rotary tem papel importante no crescimento da nossa Unimontes e papel também importante na minha história de vida profissional, pois foi o Rotary que propiciou o meu curso de medicina por meio de uma bolsa de estudos; eu não teria condições de chegar aonde estou sem esse ato extraordinário de homens que acreditaram no saber”, completou.

COMBATE AO ANALFABETISMO

A Governadora eleita do Distrito 4760, Maria do Socorro de Carvalho Silveira, também prestou homenagem à Unimontes e destacou os trabalhos do Rotary voltados para o combate à fome, ao analfabetismo e em defesa da saúde da população. Citou a erradicação da poliomielite como a iniciativa mais importante da entidade e solicitou à Unimontes uma parceria na luta pela erradicação do analfabetismo no Norte de Minas: “quero lançar aqui um desafio para que a Unimontes e o Rotary liderem um projeto amplo pela erradicação do analfabetismo no Norte de Minas”.

Esse desafio foi aceito pelo reitor João Canela, que manifestou interesse em participar do projeto e afirmou que a Universidade divide a intelectualidade e os saberes visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população.

AÇÕES DO ROTARY PELO MUNDO

Fundado em 1905, Rotary é a primeira organização de clubes dedicados à prestação de serviços do mundo. O Rotary tem no Brasil 38 distritos, mais de 2,3 mil unidades rotárias e aproximadamente 55 mil rotarianos. O país é o terceiro em número de clubes e o quinto em número de sócios. Em dez anos, o Rotary executou mais de 2 milhões de projetos humanitários, com investimento superior a US$ 10 bilhões. Uma das iniciativas mais importantes do Rotary é a luta para a erradicação total da poliomielite. Desde a instituição do programa Pólio Plus, em 1985, mais de 2 bilhões de crianças foram imunizadas.

O Rotary é o principal representante do setor privado nessa iniciativa internacional da área da saúde. Os parceiros do setor público incluem a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Galeria de fotos

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia