O Grupo “Chorões da Madrugada”, vinculado ao projeto institucional do Roda de Choro, da Universidade Estadual de Montes Claros, realiza nos dois primeiros meses de 2013 uma miniturnê pelo Norte de Minas. A apresentação inicial acontecerá no dia 10 de janeiro, na praça Jacinto Silveira (praça central), às 21 horas, na cidade de Francisco Sá.

Com a participação de professores e alunos do curso de Artes/Música da Unimontes, a companhia de música instrumental é formada por Giordano Pinheiro (violão), Mônica Marley (pandeiro), Luciano Cândido (flauta transversal) e Jonathan Pinheiro (Cavaquinho), além de convidados.

No 23 de fevereiro, a apresentação acontecerá em Salinas: na praça doutor João Cardoso, às 20 horas, com acesso gratuito.

ESTÍMULO

O projeto Roda de Choro, criado em 2003, é coordenado pelo músico e professor Luciano Cândido com o objetivo de promover o desenvolvimento musical e cultural de seus participantes, além de estimular a formação e a prática da musica instrumental brasileira em Montes Claros e no Norte de Minas.

Além disso, conforme o professor Geraldo de Alencar Durães Filho, coordenador didático do curso de Artes/Música, “o projeto desenvolve ações educativas em música, com shows informativos e palestras”. O grupo “Chorões da Madrugada” integra o projeto Roda de Choro desde 2005.

“No espetáculo Roda de Choro/Chorões da Madrugada é apresentado o melhor chorinho, gênero musical genuinamente brasileiro que se destaca pela beleza de suas composições e pela qualidade de seus intérpretes”, disse Luciano. Ele salientou, ainda, que a história desse gênero musical é carinhosamente contada pela “voz” da flauta, pelo “centro” do cavaquinho, pela “ginga” do violão e pelo “embalo” do pandeiro.

O projeto Roda de Choro tem sido presença marcante nos principais eventos culturais de Montes Claros e do Norte de Minas como o “I Festival de Cinema de Montes Claros”, “Festa Nacional do Pequi”, “Festas de Agosto”, “Centenário de Godofredo Guedes”, “Circuito Cultural Comida de Boteco” (inclusive, apresentações na final em Belo Horizonte), “Janelas da Matriz” e “Inauguração do corredor cultural de Montes Claros”, dentre outros.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia