Foi realizada na manhã desta terça-feira (26/3), uma reunião gerencial entre a Reitoria e a equipe de pró-reitores e adjuntos das áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e de Planejamento, Gestão e Finanças. Em pauta, a análise dos primeiros três meses da nova gestão e a discussão de pontos estratégicos para os próximos meses de 2019. Também participaram os responsáveis pelos setores de Comunicação, de Gestão Estratégica e Inovação e Procuradoria.

O mesmo modelo de encontro será realizado periodicamente, com os diretores de Centro, coordenadores de curso e as unidades administrativas de apoio, dentre outros segmentos da Universidade.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, destacou que a Universidade vive um momento de mudança dos conceitos e das práticas, a partir da própria demanda acadêmica. Observou, ainda, a afinidade da nova equipe de gestores para que o diálogo com professores, servidores, alunos e a comunidade contribua com estas transições.

Ressaltou, também, o compromisso com a desburocratização dos procedimentos, na medida do possível, garantindo a praticidade aos diversos setores da Unimontes. “O que ficou claro neste encontro foi a coesão de todos para participar ativamente desta adequação”, completou a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu.

TEMAS

Em linhas gerais, os pró-reitores demonstraram a necessidade de afinamento com as proposições do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); acompanhamento permanente dos projetos de ensino, pesquisa e extensão; captação de recursos em agências e institutos privados de incentivo à pesquisa e ao conhecimento; revisão dos projetos político-pedagógicos; proposição de novo calendário letivo.

E ainda: unificação dos serviços de dados; revisão dos sistemas de seleção e de ingresso; discussão e aplicação da creditação curricular em extensão; padronizar as minutas de convênios e termos de cooperação e parcerias; capacitação permanente de servidores; estudo de viabilidade para criação da Câmara de Coordenação de Conflitos, além de implantação da Ouvidoria e do Serviço de Humanização – alinhado aos recursos humanos.