As atividades extensionistasdesenvolvidas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e seus reflexos na comunidade serão discutidas durante o “Seminário de Metodologias para a Prática de Extensão”, que será aberto na manhã desta terça-feira (18/06), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede). A programação segue até a quarta-feira, com a participação de coordenadores, professores e acadêmicos envolvidos nos projetos, além de convidados.

A Universidade Estadual de Montes Claros possui 117 projetos extensionistas em andamento, com 462 eventos somente em 2012. No ano passado, na área de abrangência da instituição, 375 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações de extensão.

“O objetivo é apresentar as ações extensionistas vigentes e proporcionar um espaço para reflexões e discussões sobre os temas relativos à extensão universitária brasileira”, explica a pró-reitora adjunta de Extensão da Unimontes, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães. Ela lembra que o evento visa, também, estimular a comunidade acadêmica a participar das atividades extensionistas e, ainda, oportunidade a discussão sobre a flexibilização curricular.

Programação

A abertura oficial está prevista para as 9 horas, pelo reitor João dos Reis Canela e pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, juntamente com a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz. Logo em seguida, haverá a palestra interativa com a professora Vânia Costa, pró-reitora de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ela abordará o tema “A experiência da UEMG em Extensão”.

À tarde, às 14h30, será lançado o “Projeto-Piloto de Educação para a Sustentabilidade para Agentes da Petrobras Biocombustível (PBIO): técnicos, agricultores familiares e comunidade do entorno da usina de biodiesel”. Haverá também o lançamento do projeto “Formação continuada para professores da educação básica sobre as relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana – Uniafro”. A proposta será apresentada pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Unimontes, professor José Paulo Ferreira Gomes.

Às 15h30, acontece a apresentação do “Manual de Extensão: procedimentos e orientações básicas para institucionalização, normatização e regulamentação de ações da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes”. A apresentação será feita pela professora Jussara Guimarães. Às 16 horas, explanação sobre a “Aplicação dos instrumentos de avaliação da Pró-Reitoria de Extensão”, com os professores Ruy Paulo Klassmann e Érika Barbosa Leite.

Confira programação completa

Nesta quarta-feira, as atividades acontecem no prédio do Casarão da Fafil, que abrigará o Museu Regional do Norte de Minas – sede da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), no Centro histórico da cidade. No período de 9 às 17h30, acontecerá a mostra de extensão, com exibições de todas as ações da universidade voltadas para o atendimento ao público.

As metodologias para a prática de extensão serão apresentadas no horário das 9 às 11h30. Também está prevista para a parte da manhã a palestra “Experiências e vivências a partir das empresas juniores”, com abordagem pelo consultor Gregório Borges Ventura. Também haverá o “Encontro das Empresas Juniores”. À tarde (14h às 17h30), serão apresentadas as metodologias extensionistas nas formas oral em pôster, com destaque para as principais ações da instituição.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia