A elevada qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros foi novamente confirmada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, cujos resultados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (11/04) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A Unimontes alcançou notas de excelência em seis cursos, com destaque para Medicina e Enfermagem, que conquistaram a nota máxima (5).

Outros quatro cursos de graduação da instituição conquistaram nota 4: Odontologia, Engenharia Civil; ministrados no campus-sede); Agronomia e Zootecnia, ofertados no Campus de Janaúba.
A Universidade também manteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior em todo o país, que já tinha sido obtida pela instituição em avaliação anterior do MEC.
“O excelente resultado alcançado no Enade reflete o empenho e dedicação da nossa comunidade acadêmica e reafirma o compromisso da universidade como referência estadual e nacional no ensino superior público de qualidade. Trata-se de uma conquista de toda comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos e servidores técnico administrativos”, enfatiza o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.
O bom desempenho da instituição pública estadual no Enade/2023 foi enaltecido pela pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello. “As notas dos cursos da Unimontes no Enade foram muito boas, o que era já esperado, esse êxito resulta do empenho dos nossos professores, da especialização que a cada ano eles aprimoram e da forma como a universidade tem investido nas condições de trabalho, fazendo com que a gente tenha mais laboratórios, mais salas de aula com mais conforto, atendendo às demandas dos docentes e dos alunos no que diz respeito ao bem-estar”, afirma a professora Ivana Rebello.
“Trata-se do resultado de um conjunto de ações que estão sendo feitas de forma a garantir que todos os cursos do Unimontes sejam excelentes”, completa.
Investimento na capacitação docente
A pró-reitora de Ensino destaca que o êxito da Unimontes no Enade também é reflexo do investimento pela atual gestão da Universidade na capacitação docente, com a promoção de cursos de especialização, oficinas e palestras, visando incrementar cada vez mais os métodos de ensino-aprendizagem. Além disso, a instituição investe na atualização do acervo bibliográfico de suas bibliotecas, atendendo os pedidos dos professores e alunos dos cursos de diferentes áreas de ensino. Outra ação é o estímulo às coordenações dos cursos de graduação para que, anualmente, repensem e atualizem os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), melhorando as formas de ensino e modernizando as abordagens.
“Há todo um conjunto de investimentos, de assessoria, que tem validado todas as relações na educação da Unimontes. Juntamente com nossos alunos, também devemos parabenizar os nossos professores, que têm se empenhado para cada vez mais, garantir uma educação de qualidade e a formação de um profissional capacitado a ingressar no mercado de trabalho de forma eficiente e brilhante”, afirma a professora Ivana Rebello
Bom desempenho dos cursos da área de saúde
A pró-reitora de Ensino destaca o bom resultado obtido no Enade 2023 pelos cursos de saúde – Medicina e Enfermagem (nota máxima, 5) e Odontologia (4). “As excelentes notas dos cursos da área de saúde da Unimontes se devem ao esforço contínuo do corpo docente e às ações que envolvem cada vez mais o tripé ensino, pesquisa e extensão. Essa tríade indissociável é fundamental para que a formação do nosso estudante atinja esse grau de excelência. Além disso, devemos também ressaltar o empenho dos coordenadores, dos alunos e de toda a equipe da Unimontes que garante o sucesso dos nossos acadêmicos na avaliação do MEC”.
“Estamos muito felizes, mas isso é resultado de um trabalho que tem sido feito há muito tempo e cada vez mais tem sido a tônica da atual gestão da Unimontes. Mas acreditamos que todos os cursos da universidade merecem e podem obter a nota máxima”.