helvetica, sans-serif; font-size: 12pt;”>A meta é acabar com o desperdício!

  

O Restaurante Universitário (RU) do campus-sede em Montes Claros, inaugurado há oito meses, iniciou campanha para reduzir o desperdício de alimentos. Na verdade, o descarte das sobras, também conhecidas como “resto-ingesta”, é realizado no RU desde a sua inauguração.

Como funciona?

Após as refeições, os restos dos alimentos são recolhidos e, no setor de higienização, o material é separado em baldes e direcionado para o lixo. De acordo

DSC 0002

As nutricionistas Camila Helena Pereira e Ana Paula Fróes

com as nutricionistas Ana Paula Fróes e Camila Helena Pereira, a pesagem é realizada duas vezes ao dia, uma após o almoço e outra após o jantar.

DSC 0055

Descarte dos alimentos é feito em baldes

Em média, são servidas diariamente no RU cerca de 900 refeições (almoço e jantar) para acadêmicos e servidores da Unimontes. “Assim que os frequentadores do restaurante entregam suas bandejas, são retiradas as cascas de frutas, ossos, copos descartáveis, guardanapos, plásticos dos talheres para que esses itens não sejam somados na pesagem”, explica a nutricionista Camila Helena Pereira. 


 

 

Lixo em números

Cartazes afixados em várias partes do RU convidam os usuários a se conscientizarem sobre a importância do não desperdício. “Nosso objetivo é diminuir essa quantidade, mostrando quantas pessoas podem ser alimentadas em um dia e ao mês”, afirmam as profissionais, que lembram que desde quando o RU
foi inaugurado, foi descartada uma quantidade que daria para alimentar 6 mil pessoas.


DSC 0047

Professor da Unimontes, Waldir Pereira da Silva

Maestro e professor do departamento de Artes, Waldir Pereira da Silva é frequentador assíduo do RU. O tempo gasto para almoçar, a praticidade e a localização são exigências que pesaram na hora de escolher o local para fazer suas refeições. Além disso, aprovou a iniciativa da campanha. “Já observei a placa várias vezes e, ao mesmo tempo, vi pessoas se excedendo. Colocam no prato o que não vão comer. Se fosse comida a quilo, não fariam isso”.


1212

Os acadêmicos Fernando Márcio e Tiago Lieve

Os acadêmicos do 5º período de Sistemas de Informação, Fernando Márcio e Tiago Lieve, também demonstram preocupação com o descarte indiscriminado de alimentos. “Não gostamos de desperdiçar. Muitos acham que é brincadeira, mas levamos esse assunto a sério”, explicam. Tanto os acadêmicos quanto o professor encerraram suas refeições sem deixar um grão de arroz no prato. Vale como exemplo!

 

 

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia