“É imprescindível que as Universidades valorizem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, pois é a partir desta dimensão que se constrói uma Universidade mais cidadã com foco na ciência e na produção ética do conhecimento que compreende sua responsabilidade social”. A afirmação é da professora Lucimar Batista de Almeida, profissional vinculada aos Programas Acadêmicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e que foi a palestrante convidada para abertura oficial do 10º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Universidade Estadual de Montes Claros (10º Fepeg/Unimontes).

A solenidade foi realizada na noite dessa quarta-feira (14/12). O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a abertura e destacou a importância do Fepeg não só para a Universidade e para as outras instituições de Ensino Superior, mas, sobretudo, para as regiões atendidas.

O tema central do Fepeg é “Responsabilidade Social: Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária”. O evento reúne 3,3 mil inscritos, além de 2,7 mil trabalhos para apresentação. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Governo de Minas Gerais, CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) são parceiros oficiais na realização do Fórum.

VALORIZAÇÃO

“Temos o compromisso de desenvolvimento com diversas regiões onde a Unimontes está presente e em todas as nossas ações valorizamos essa integração com a comunidade. Neste contexto, o Fepeg é um evento acadêmico de alto valor científico, pois aqui a produção de conhecimento e do saber se consolida ano por ano”, acrescentou o reitor João Canela.

O Pró-reitor de Pesquisa, professor Virgílio Mesquita, falou em nome da coordenação geral do Fórum e enalteceu o crescimento no número de trabalhos científicos apresentados. “O FEPEG sinaliza que estamos no caminho certo. Mesmo em meio a tantas dificuldades, a Universidade evidencia o fortalecimento da pesquisa. Neste ano, registramos o crescimento de 13% na quantidade de trabalhos apresentados”.

A solenidade de abertura teve apresentação musical da Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, vinculada à Pró-reitoria de Extensão Unimontes. Professores, pesquisadores, acadêmicos, servidores e visitantes prestigiaram o evento e a palestra.

O 10º FEPEG continua com extensa programação até sábado (17/12). Nos quatro dias de atividades, serão realizados77 minicursos e oficinas, além de palestras, salas temáticas, lançamento de livros, apresentações musicais, mostras feiras científicas, com estandes abertos à visitação do público em geral. Estão inscritos 2.798 trabalhos científicos, entre resumos expandidos e resumos simples, para apresentação coletiva na forma de pôsteres (nas linhas de pesquisa, ensino e extensão).

Mais informações no site oficial do evento www.fepeg.unimontes.br.