Profissionais de Psicologia residentes em Saúde da Família vão realizar os atendimentos

Nesta terça-feira (14/05), a Universidade Estadual de Montes Claros iniciará mais uma estratégia de atenção à Saúde Mental dos estudantes, no Campus-sede. Os acadêmicos vão receber atendimento psicológico gratuitamente. A iniciativa é da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em parceria com a coordenação do curso de Odontologia da Unimontes .A diretora do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS),professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, explica que a meta é ampliar a ação.  “Por uma questão de logística vamos iniciar o projeto no CCBS, mas, à medida que os psicólogos da universidade tiverem disponibilidade para atuarem como supervisores, iremos expandir o serviço para outras unidades da Unimontes”, informa. Segundo ela, o atendimento surgiu a partir da necessidade de atividades práticas por parte dos residentes. Implantado neste primeiro semestre, o Projeto foi aprovado pelos membros do conselho departamental da universidade.

A idealizadora do Projeto Cuidar e coordenadora do curso de Odontologia da Unimontes, professora Renata Francine Rodrigues Lima, disse que a meta é motivar os acadêmicos a procurarem o serviço para que tenham a ajuda adequada. “Os desafios acadêmicos, sociais e pessoais podem ser avassaladores e é normal sentir-se sobrecarregado ou perdido em determinados momentos. No entanto ,buscar ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, observa. “A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para explorar seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Desde ansiedade relacionada aos estudos, até questões de identidade e relacionamentos, estamos aqui para ajudá-lo a encontrar clareza e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis”, completa a professora Renata Francine. Aprender a gerenciar o estresse, aperfeiçoar habilidades de comunicação e fortalecer a resiliência são recursos que você pode adquirir por meio da terapia.  Ao procurar ajuda, o acadêmico não apenas investe em seu próprio bem-estar, mas também contribui para a desestigmatização da saúde mental na comunidade universitária.

O projeto piloto de atendimento será implementado no CCBS, com a proposta de ser ampliado para os acadêmicos de outros campi  da Universidade.  “Essa parceria CCBS/Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção à Saúde Mental de nossos alunos faz parte do intercâmbio entre a graduação e a pós graduação da Unimontes.  A possibilidade de expandiresse projeto para os demais centros se viabilizará à medida que tenhamos maior número de supervisores e o curso de psicologia puder se integrar incorporando novas estratégias. Estamos muito motivados e acreditamos ser essa uma importante célula de apoio aos estudantes”, ressaltou a diretora do CCBS. O programa Cuidar existe no CCBS para apoiar os acadêmicos em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Para agendar um horário de atendimento envie e-mail: cuidarunimontes@gmail.com. É simples, é de graça.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”