Profissionais de Psicologia residentes em Saúde da Família vão realizar os atendimentos

Nesta terça-feira (14/05), a Universidade Estadual de Montes Claros iniciará mais uma estratégia de atenção à Saúde Mental dos estudantes, no Campus-sede. Os acadêmicos vão receber atendimento psicológico gratuitamente. A iniciativa é da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em parceria com a coordenação do curso de Odontologia da Unimontes .A diretora do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS),professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, explica que a meta é ampliar a ação.  “Por uma questão de logística vamos iniciar o projeto no CCBS, mas, à medida que os psicólogos da universidade tiverem disponibilidade para atuarem como supervisores, iremos expandir o serviço para outras unidades da Unimontes”, informa. Segundo ela, o atendimento surgiu a partir da necessidade de atividades práticas por parte dos residentes. Implantado neste primeiro semestre, o Projeto foi aprovado pelos membros do conselho departamental da universidade.

A idealizadora do Projeto Cuidar e coordenadora do curso de Odontologia da Unimontes, professora Renata Francine Rodrigues Lima, disse que a meta é motivar os acadêmicos a procurarem o serviço para que tenham a ajuda adequada. “Os desafios acadêmicos, sociais e pessoais podem ser avassaladores e é normal sentir-se sobrecarregado ou perdido em determinados momentos. No entanto ,buscar ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, observa. “A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para explorar seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Desde ansiedade relacionada aos estudos, até questões de identidade e relacionamentos, estamos aqui para ajudá-lo a encontrar clareza e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis”, completa a professora Renata Francine. Aprender a gerenciar o estresse, aperfeiçoar habilidades de comunicação e fortalecer a resiliência são recursos que você pode adquirir por meio da terapia.  Ao procurar ajuda, o acadêmico não apenas investe em seu próprio bem-estar, mas também contribui para a desestigmatização da saúde mental na comunidade universitária.

O projeto piloto de atendimento será implementado no CCBS, com a proposta de ser ampliado para os acadêmicos de outros campi  da Universidade.  “Essa parceria CCBS/Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção à Saúde Mental de nossos alunos faz parte do intercâmbio entre a graduação e a pós graduação da Unimontes.  A possibilidade de expandiresse projeto para os demais centros se viabilizará à medida que tenhamos maior número de supervisores e o curso de psicologia puder se integrar incorporando novas estratégias. Estamos muito motivados e acreditamos ser essa uma importante célula de apoio aos estudantes”, ressaltou a diretora do CCBS. O programa Cuidar existe no CCBS para apoiar os acadêmicos em sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal. Para agendar um horário de atendimento envie e-mail: cuidarunimontes@gmail.com. É simples, é de graça.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025