Realizada na sexta-feira à noite (4/11), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), a solenidade de abertura da I Jornada Integrada de Pediatria, da Universidade Estadual de Montes Claros. A cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, contando com a participação de médicos, acadêmicos, residentes e profissionais da área da saúde, além de autoridades e convidados.

O reitor enalteceu a importância do debate sobre a profissão e a ética médica, salientando a “relevância da análise e reflexão dos aspectos que envolvem o conhecimento em todas as áreas”. Ressaltou, também, a qualidade da Residência Médica de Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria, observando que “a jornada demonstra a preocupação com a renovação do conhecimento e com os programas de educação permanente e continuada na área da saúde”.

O professor João Canela salientou que “a Universidade vem desenvolvendo esforços – de forma altiva e determinada – para vencer os desafios enfrentados no âmbito do Hospital Universitário visando a prestação de serviços de qualidade à população regional”. Destacou como necessária a integração das ações da Residência Médica em todas as áreas oferecidas (Pediatria, Clínica Médica, Otorrinolaringologia, Obstetrícia e Ginecologia, dentre outras) e os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências da Saúde oferecidos pela universidade.

Após a solenidade de abertura foram ministradas as palestras “Ética médica”, pelo professor Itagiba de Castro Filho (vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – CRM-MG e coordenador da Jornada), e “O adulto saudável: um desafio para o pediatra”, proferida pelo professor Joaquim Antônio César Mota (UFMG).

AS ATIVIDADES

A I Jornada Integrada de Pediatria/Unimontes foi uma iniciativa da Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria, tendo como tema central “O adulto saudável: desafios para o pediatra”. As atividades prosseguiram no sábado (5), com a realização de palestras sobre temas diversos como “Tratamento concomitante de asma e rinite alérgica”, “Probióticos, eubióticos, simbióticos… funcionam?”, “Massas abdominais”, “Controvérsias em imunizações”, “Uso racional de antibióticos em pediatria”. Haverá, ainda, as mesas-redondas “Gastroetenrologia – Dor abdominal funcional/Alergia alimentar/Doenças do refluxo gastroesofágico” e  “Pneumologia – Rinossinusopatias/Pneumonia”.

Os trabalhos foram encerrados com a palestra “Febre reumática”, com a médica Taíza de Castro Costa Diamantino.

Paralelamente, aconteceu o I Encontro dos ex-residentes de pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria.