Documentos históricos, fotografias sobre fatos marcantes da cidade, processos judiciais e edições antigas de jornais fazem parte do acervo do Centro de Pesquisa e Documentação Regional, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que foi aberto ao público nessa segunda-feira (18/02). O espaço foi instalado no prédio do Centro de Tradições Mineiras/Museu do Folclore, localizado na rua ngelo de Quadros, 1.057, no bairro São José, próximo da área central da cidade.
O prédio passou por restauração completa. Foram realizadas reformas da rede elétrica, pintura interna e externa, instalação de ventiladores, aparelhos de ar condicionado e de forro de PVC, além de outras adequações necessárias para garantir a segurança e a conservação dos arquivos históricos. O material também passou por um processo de higienização.
O Centro de Pesquisa e Documentação Regional é vinculado à Diretoria de Documentação e Informações (DDI) da Unimontes. No local estão reunidos documentos e fotografias de fatos históricos da cidade. O acervo conta com edições antigas do jornal oficial “Minas Gerais” e processos criminais antigos do Fórum Gonçalves de Montes Claros, que foi objeto de pesquisa por parte da universidade.
Entre outras fontes de pesquisa, também está à disposição dos visitantes o arquivo do extinto jornal “Gazeta do Norte”. Os acervos foram organizados pela professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, do Departamento de História da Unimontes.
Anteriormente, os materiais e documentos eram mantidos na sede da DDI, no segundo pavimento do prédio da Biblioteca Central, no Campus Universitário Darcy Ribeiro. Com a instalação da sede do Centro de Pesquisa e Documentação Regional, a proposta é oferecer aos estudantes, professores e pessoas da comunidade melhores condições para realizar suas pesquisas e obter mais informações sobre fatos históricos da cidade e da região. O atendimento ao público acontece de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 7h30min às 17h30.
O reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, destaca que a gestão da universidade restaurou o espaço no sentido de assegurar melhor acolhimento dos documentos e materiais que servem como fontes de pesquisa e informação por parte de professores, pesquisadores e alunos, além do público em geral.
“Os arquivos reunidos no Centro de Documentação são de fundamental importância não somente para a comunidade acadêmica, mas para toda sociedade, que tem a sua memória resgatada e preservada”, afirma João Canela.
Serviço:
Centro de Pesquisa e Documentação Regional
Endereço: Rua ngelo de Quadros, 1.057, bairro São José
Telefone: (0xx38) 3229 8595
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min