Na próxima segunda-feira (21/04), Dia de Tiradentes, será realizada, em Ouro Preto, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, a mais importante comenda do Governo de Minas Gerais. A honraria é concedida a personalidades de diferentes segmentos que contribuíram – e continuam contribuindo – para o desenvolvimento do Estado e do Brasil. A cerimônia será presidida pelo governador Romeu Zema.
Entre os agraciados com a Medalha da Inconfidência estão quatro representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes):
- A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), professora Andra Aparecida da Silva Dionízio, do Departamento de Enfermagem;
- O professor Victor Martins Maia, do Departamento de Ciências Agrárias (Campus de Janaúba);
- O professor aposentado do Departamento de Ciências Contábeis, Geraldo Eustáquio Evangelista;
- O servidor técnico-administrativo Frederico Guilherme Barcelos Junior, lotado na Diretoria de Gestão de Campi (Reitoria).
As indicações foram feitas pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que integra o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência e também participará da cerimônia em Ouro Preto. Também será homenageado com a comenda o deputado federal Marcelo Freitas, indicado pelo próprio reitor.
Comprometimento e história com a Unimontes

“Tenho uma vida inteira dedicada à Universidade, minha segunda casa e que amo de verdade”, declara Frederico Guilherme Barcelos Junior, que, neste ano, completa 41 anos de trabalho na instituição. Ele ingressou na antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) em novembro de 1983, como mensageiro. Desde então, atuou em diversos setores: folha de pagamento, chefia de compras, chefia de manutenção, almoxarifado, Imprensa Universitária, Museu Regional e Diretoria de Gestão de Campi.
Já a professora Andra Aparecida da Silva Dionízio expressa profunda gratidão:
“A indicação para o recebimento da Medalha da Inconfidência me trouxe grande alegria e satisfação. Sempre desenvolvi meu trabalho com comprometimento, fazendo o meu melhor, apesar das minhas limitações. Jamais imaginaria receber tamanha distinção.”
Ela acrescenta:
“Receber essa medalha é, certamente, uma honra enorme para mim e para aqueles a quem represento – minha família, de pretos e pobres, que aprenderam, desde cedo, a valorizar o que realmente importa na vida.”
A homenageada também divide a honra com os colegas do Departamento de Enfermagem, da Residência Multiprofissional da Unimontes e com seus alunos.
“Sei que essa homenagem representa uma grande responsabilidade, que me traz à consciência o dever de honrá-la sempre, com um proceder ético e profissional.”
Com uma trajetória antiga na Unimontes, Andra formou-se em Matemática pela instituição na década de 1990. Após concluir o curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2000, fez a especialização em Residência em Saúde da Família na própria Unimontes, onde atualmente é professora efetiva, coordenadora da Coremu e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde.
Reconhecimento à trajetória acadêmica
“Fiquei imensamente feliz com a honraria recebida. Eu não esperava, nem imaginava, que um dia o meu trabalho seria reconhecido com essa grande homenagem. Agradeço a todos que participaram dessa escolha”, afirma o professor aposentado Geraldo Eustáquio Evangelista.
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), unidade da antiga FUNM, em 1981, ele passou a lecionar no curso de Ciências Contábeis no ano seguinte e se aposentou em 2012.
Para o professor Victor Martins Maia, do Departamento de Ciências Agrárias, a emoção também foi marcante:
“Receber a notícia da minha indicação foi uma surpresa muito agradável. Senti-me extremamente honrado com esse reconhecimento. A felicidade foi imensa e tive a nítida impressão de que minha trajetória acadêmica tem valido a pena e dado bons frutos.”
Ele complementa:
“Embora a indicação seja em meu nome, considero que ela reflete o esforço e a dedicação de muitas pessoas: minha família, meus colegas de trabalho e todos os alunos e orientandos que trilharam esse caminho junto comigo.”
Victor ingressou na Unimontes em 2005. É mestre e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-doutor em Plant Sciences pela Universidade da Califórnia – Davis. Além de atuar nos cursos de Agronomia e Zootecnia, destaca-se pelas pesquisas na área de produção de fruteiras em ambientes semiáridos, incluindo estudos sobre a viabilidade do cultivo de cacau no semiárido mineiro.