Capacitação é ministrada pelo Ministério da Saúde

Onze representantes da Escola Técnica de Saúde (ETS), do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participam da Oficina de Atualização Pedagógica para Tutores de Apoio à Docência, no período de 14 a 17 de abril, no Rio de Janeiro. A capacitação é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Foto: Divulgação

A ETS da Unimontes é uma das duas Escolas Técnicas do SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais – a outra é a Escola de Saúde Pública do Estado. Com a participação na oficina na Fiocruz, a instituição reafirma o seu compromisso com o fortalecimento da educação profissional em saúde no âmbito do SUS. A presença da escola na oficina nacional reforça sua relevância na formação técnica pública e gratuita, voltada para as necessidades do SUS em nível regional e nacional.

A iniciativa da EPSJV/Fiocruz tem como objetivo formar especialistas que atuarão como Tutores de Apoio à Docência (TAD) no Curso de Especialização em Preceptoria para a Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Vigilância em Saúde (VS). A oficina integra o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, que contempla ações descentralizadas em todo o país, com a participação de 42 instituições públicas de ensino.

Durante o evento, os participantes são envolvidos em atividades teórico-práticas, que incluem debates sobre metodologias pedagógicas, estudos de caso, discussões em grupo e simulação de territorialização em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro. A atuação da equipe da ETS/Unimontes consolida o protagonismo da instituição na implementação do curso em Minas Gerais.

Ao todo, a ETS será responsável pela coordenação de 34 turmas de pós-graduação, com a atuação de 11 especialistas TAD na formação dos Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA) envolvidos. A Unimontes figura como uma das principais executoras do projeto na região Sudeste, demonstrando sua capacidade de contribuir ativamente para a qualificação de trabalhadores da saúde em todo o estado.

Para o diretor da ETS e do CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, a participação da escola em projetos nacionais como a oficina na Fiocruz representa um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido. “A integração da nossa Escola Técnica às ações estratégicas do Ministério da Saúde fortalece não apenas a formação técnica dos profissionais do SUS, mas também reafirma o papel da Unimontes como referência em educação profissional comprometida com as demandas reais da população brasileira”, destaca o diretor.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial do programa: https://www.epsjv.fiocruz.br/edprofsus.

Relacionadas

Corrida “Eles com Elas pela Vida” reúne mais de 600 inscritos e mobiliza Hospital Universitário da Unimontes em defesa da saúde e valorização da vida
Museu da Unimontes divulga exposições para outubro
Liga de Processo Penal e Criminologia da Unimontes faz campanha por adolescentes em medida socioeducativa
Unimontes adquire, via Fapemig, robô de pipetagem de última geração que garante automação laboratorial
Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje