Capacitação é ministrada pelo Ministério da Saúde

Onze representantes da Escola Técnica de Saúde (ETS), do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participam da Oficina de Atualização Pedagógica para Tutores de Apoio à Docência, no período de 14 a 17 de abril, no Rio de Janeiro. A capacitação é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz).

Foto: Divulgação

A ETS da Unimontes é uma das duas Escolas Técnicas do SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais – a outra é a Escola de Saúde Pública do Estado. Com a participação na oficina na Fiocruz, a instituição reafirma o seu compromisso com o fortalecimento da educação profissional em saúde no âmbito do SUS. A presença da escola na oficina nacional reforça sua relevância na formação técnica pública e gratuita, voltada para as necessidades do SUS em nível regional e nacional.

A iniciativa da EPSJV/Fiocruz tem como objetivo formar especialistas que atuarão como Tutores de Apoio à Docência (TAD) no Curso de Especialização em Preceptoria para a Educação Profissional em Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Vigilância em Saúde (VS). A oficina integra o projeto Fortalecimento da Educação Profissional Técnica em Saúde no SUS, que contempla ações descentralizadas em todo o país, com a participação de 42 instituições públicas de ensino.

Durante o evento, os participantes são envolvidos em atividades teórico-práticas, que incluem debates sobre metodologias pedagógicas, estudos de caso, discussões em grupo e simulação de territorialização em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro. A atuação da equipe da ETS/Unimontes consolida o protagonismo da instituição na implementação do curso em Minas Gerais.

Ao todo, a ETS será responsável pela coordenação de 34 turmas de pós-graduação, com a atuação de 11 especialistas TAD na formação dos Tutores de Apoio à Aprendizagem (TAA) envolvidos. A Unimontes figura como uma das principais executoras do projeto na região Sudeste, demonstrando sua capacidade de contribuir ativamente para a qualificação de trabalhadores da saúde em todo o estado.

Para o diretor da ETS e do CEPT/Unimontes, professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, a participação da escola em projetos nacionais como a oficina na Fiocruz representa um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido. “A integração da nossa Escola Técnica às ações estratégicas do Ministério da Saúde fortalece não apenas a formação técnica dos profissionais do SUS, mas também reafirma o papel da Unimontes como referência em educação profissional comprometida com as demandas reais da população brasileira”, destaca o diretor.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial do programa: https://www.epsjv.fiocruz.br/edprofsus.

Relacionadas

Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo
Inscrições para Bolsas de Mestrado e Doutorado Sanduíche no Exterior seguem abertas – As vagas são para Portugal
Resultado do Enade/2023 confirma qualidade do ensino na Unimontes – seis cursos tiveram notas de excelência 
Avanço na carreira docente: Unimontes conquista ampliação de carga horária para 26 professores