Nesta quinta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, será realizada em Ouro Preto a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, é integrante do Conselho Permanente da Medalha e participa da cerimônia, que será presidida pelo governador Fernando Pimentel, às 10 horas, na Praça Tiradentes.
O orador oficial será o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, que receberá o Grande Colar da Inconfidência.
Entre os homenageados estão dois representantes da Universidade Estadual de Montes Claros: o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Alysson Danilo Dantas Silva (à direita); e a professora Yule Roberta Ferreira Nunes (à esquerda), do Departamento de Biologia Geral.
Também será condecorado com a Grande Medalha o procurador do Estado Cédio Pereira Lima Júnior (ao centro), que integrou a comissão organizadora do Concurso Público para Professor de Nível Superior da instituição, realizado nos anos de 2014 e 2015 para o preenchimento de 637 vagas.
Comandante
Do Norte de Minas, também será condecorado o tenente coronel Marcus Vinícius Mansur Messeder, comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército de Montes Claros.
A Medalha da Inconfidência foi criada pela Lei Estadual nº. 882, de 28 de julho de 1952, sendo conferida a pessoas e entidades que contribuem com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Neste ano, serão condecoradas 149 pessoas dos mais diversos segmentos: educação, justiça, prestação de serviços, esportes, dentre outros.