Foram realizadas no Ministério da Educação, em Brasília, no período de 12 a 14 de setembro, as oficinas de produção e desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos da Certificação Profissional – PPCPs. As atividades contaram com a participação dos representantes da Unimontes: a professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago; e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

As oficinas foram preparatórias para o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber. Elas constituíram a parte presencial do Curso de Capacitação em Certificação de Saberes e Competências Profissionais, com carga horária de 180 horas (presenciais e a distância), ofertado e custeado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O curso conta com a participação da professora Jussara Guimarães e do professor Otávio Henrique Macedo.

O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber) é um programa de certificação profissional gratuito, que atende trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil.

A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, assessora especial da Reitoria e o professor Otávio Henrique Oliveira Macedo, diretor do (CEPT) – Foto Arquivo Pessoal

O Re-Saber foi instituído por meio da portaria 24/2021, do Ministério da Educação (MEC), com o propósito de simplificar e desburocratizar a certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo confiabilidade e transparência nesses processos, que serão ofertados de forma gratuita para o trabalhador.

Os saberes adquiridos na educação profissional e tecnológica e na experiência no trabalho podem ser reconhecidos mediante processo formal de avaliação e de reconhecimento de saberes e de competências profissionais, para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou de conclusão de estudos, em consonância com a Lei 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O reconhecimento e a certificação de saberes e competências, no âmbito do Sistema de Ensino de Minas Gerais, constituem o processo educativo pelo qual são avaliados e reconhecidos os saberes, os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, do exercício das atividades realizadas no mundo do trabalho. A iniciativa é destinada a trabalhadores que buscam o reconhecimento de conhecimentos, de saberes e de competências profissionais adquiridos em processos formais e não formais de aprendizagem e em trajetória de vida e de experiência no trabalho.

A proposta busca atender especialmente aos trabalhadores, maiores de 18 anos. São pessoas que têm conhecimento específico, sem ter tido a oportunidade de cursar uma educação formal. De acordo com a Diretoria de Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o Re-Saber se apresenta como um sistema de ação, de médio e longo prazo, que visa proporcionar a expertise e experiência no reconhecimento e certificação em saberes já adotados em vários outros países.  Com o Re-Saber, o MEC objetiva promover o processo de certificação, com menos burocracia e mais agilidade, e capacitar o maior número de instituições possíveis aptas a oferecerem o documento.

O processo de certificação teve início com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em um segundo momento, foi estendido às redes de ensino estaduais e municipais, inclusive no âmbito do ensino militar. O objetivo é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país.

Para aderirem ao Re-Saber, as instituições devem elaborar a regulamentação interna e submeterem à aprovação do órgão competente do respectivo sistema de ensino para, depois, solicitarem a adesão por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

PIONEIRISMO EM MINAS

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) foi pioneiro na implementação dos pressupostos e as diretrizes e os procedimentos para a Avaliação e o reconhecimento de Saberes e de Competências Profissionais – Certificação Profissional – para fins do exercício profissional, no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.

A medida foi efetiva pela Resolução 492, do CEE/MG, de 27 de junho de 2021, que, em seu artigo 9º, determina que a certificação profissional deve ser oferecida por Instituição Educacional, devidamente credenciada como Unidade Certificadora, pelo Sistema, que ofereça cursos técnicos e tecnológicos reconhecidos e na área de conhecimento ou no eixo tecnológico.

A mesma resolução, em seu artigo 10º, estabelece que, dentro da prerrogativa de sua autonomia, a Instituição Educacional deve definir, em seu regulamento interno, as normas específicas e adequadas para a certificação profissional, elaborar os instrumentos metodológicos de avaliação e de validação de conhecimentos, de experiências e de saberes, respeitadas as diretrizes e as normas específicas vigentes. A Unidade Certificadora deverá promover a articulação com outras instituições para compartilhar práticas e capacitar docentes para a ampliação da oferta de certificações profissionais.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +