Foi realizada nesta terça-feira (8/11), a solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont, conferida pelo Governo de Minas às pessoas que contribuem com  o desenvolvimento da sociedade civil no estado e no Brasil, incluindo representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante a cerimônia, presidida pelo governador Fernando Pimentel, na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont (Zona da Mata), a honraria foi entregue a 111 agraciados, entre eles três representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Receberam a Medalha Santos Dumont  o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga; e a assessora-chefe de Comunicação da Unimontes, jornalista Léia Oliveira. Eles foram indicados pela Reitoria da Universidade. Outro agraciado foi o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Márcio Rosa Portes, também indicado pela reitoria da Unimontes.

O próprio governador Fernando Pimentel  foi orador da cerimônia de outorga da medalha. Ele destacou que o espírito inovador de Santos Dumont deve ser usado como inspiração pelos cidadãos e pelo país para vencer esta “fase difícil na vida brasileira”. “Temos problemas graves na política e na economia, que repercutem diretamente na vida de cada brasileiro e de cada brasileira. E a superação desses problemas requer muito trabalho, empenho e sacrifício. Pois foi com trabalho, com determinação e com muito empenho que Santos Dumont venceu o desafio, aparentemente intransponível, de colocar em voo a primeira aeronave mais pesada que o ar. Ele não se deixou abater pelas críticas, pelos insucessos temporários, nem pelas pedras no caminho. Este é o exemplo que temos de seguir”, enfatizou Pimentel.

O reitor da Unimontes, professor  João dos Reis Canela,  integra o Conselho Permanente da Medalha Santos Dumont. A condecoração  foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). É concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

RECONHECIMENTO

Os representantes da Universidade Estadual de Montes Claros enalteceram a importância da condecoração.  “Foi um honra receber a  Medalha Santos Dumont. Agradeço a  Deus, à minha família e  à universidade. Trata-se de importante reconhecimento do Governo de Minas com a concessão dessa medalha aos cidadãos que, de alguma forma, contribuem com o desenvolvimento de Minas Gerais e do país”, afirmou o professor João Felício Rodrigues Neto, pró-reitor de Ensino. ” Santos Dumont foi  um grande mineiro que, de forma empreendedora, prestou grande serviço ao povo brasileiro  e serve de exemplo para todos nós, para que possamos proporcionar melhores condições para a população”, completou.

A professora Maria ngela Figueiredo Braga  também ressaltou a relevância da distinção. “Foi muito importante receber essa homenagem.  Agradeço a universidade e a todos aqueles que dividem comigo o cotidiano da batalha na instituição. A Medalha Santos Dumont revela para nós a possibilidade de alçar outros voos , de tal maneira que possamos interferir e transformar a sociedade. Dentro da Unimontes,  enquanto educadora, pesquisadora e diretora de centro, procuro desenvolver um trabalho conjunto e lutamos para que possamos ter uma universidade mais próspera e mais equânime”,  destaca.

“Foi muita honra receber esta medalha, tendo como referência a capacidade criativa de Santos Dumont, que foi um inovador – e inovação é um desafio na comunicação. Agradeço ao reitor João dos Reis Canela pela indicação e à  imprensa à norte mineira pelo incentivo”, afirmou a  A assessora de Comunicação, jornalista Leia Oliveira. “Tenho uma nova experiência no trabalho com comunicação pública na Universidade Estadual de Montes Claros. Tenho uma oportunidade de crescer  profissionalmente e viver uma nova fase na área de comunicação, com um trabalho sério e ético, comprometido com a realidade social”, finalizou.

Confira a lista dos agraciados:

*fotos: Alex Sezko