O acesso ao óleo de Cannabis para uso medicinal será discutido na próxima sexta-feira (16/08) em Montes Claros. Também haverá uma exposição de produtos medicinais à base da substância. A cidade receberá a visita dos representantes da Associação Flor da Vida, entidade sediada em Franca (SP) que produz e comercializa produtos derivados da Cannabis voltados para o uso terapêutico, com registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Participarão da visita e das discussões o presidente e fundador da Associação Flor da Vida, Enor Machado de Morais, e a assistente social e coordenadora do setor de acolhimento da entidade, Maria Carolina de Pádua Pinto. As atividades serão coordenadas pela Liga Acadêmica Norte Mineira de Estudos sobre Cannabis (LANEC), projeto de extensão e de pesquisa vinculado ao curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Na quinta-feira (15/08), o presidente da Flor da Vida, Enor Machado de Morais, ministrará a palestra sobre o tema “Associações de Cannabis Medicinal e seu Papel na Reparação Histórico-Social do Brasil”. A discussão acontecerá às 9 horas, na sala 212 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Presidente e fundador da Associação Flora da Vida, Enor Machado de Morais.

Na sexta-feira (16/08), às 16 horas, haverá um bate-papo sobre “O Acesso ao Óleo de Cannabis pelas Associações no Brasil”, com a participação de Enor Machado e Maria Carolina de Pádua Pinto. A roda de conversa será realizada no espaço do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM).

O coordenador da Liga Acadêmica Norte Mineira de Estudos sobre Cannabis, professor Antônio Carlos Ferreira, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva do curso de Medicina da Unimontes, explica que o objetivo principal das atividades é difundir informações sobre os benefícios dos óleos de Cannabis para o tratamento de diversas doenças e expor as dificuldades que a legislação brasileira impõe ao acesso mais amplo ao tratamento com o uso de produtos derivados da maconha com fins terapêuticos.

Para a discussão, foram convidados professores da Unimontes, estudantes vinculados à Liga Acadêmica de Estudos sobre Cannabis e duas médicas colaboradoras da LANEC. Os debates também serão abertos ao público em geral.

“Os estudos desenvolvidos na LANEC têm como base a produção científica como instrumento de combate ao preconceito e à ignorância”, observa o professor Antônio Carlos Ferreira.

Ele destaca que o óleo de Cannabis é indicado para o tratamento de um grande número de pacientes que sofrem com dores crônicas e doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, epilepsias de difícil controle, transtornos de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão, entre outras.

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos