O acesso ao óleo de Cannabis para uso medicinal será discutido na próxima sexta-feira (16/08) em Montes Claros. Também haverá uma exposição de produtos medicinais à base da substância. A cidade receberá a visita dos representantes da Associação Flor da Vida, entidade sediada em Franca (SP) que produz e comercializa produtos derivados da Cannabis voltados para o uso terapêutico, com registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Participarão da visita e das discussões o presidente e fundador da Associação Flor da Vida, Enor Machado de Morais, e a assistente social e coordenadora do setor de acolhimento da entidade, Maria Carolina de Pádua Pinto. As atividades serão coordenadas pela Liga Acadêmica Norte Mineira de Estudos sobre Cannabis (LANEC), projeto de extensão e de pesquisa vinculado ao curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Na quinta-feira (15/08), o presidente da Flor da Vida, Enor Machado de Morais, ministrará a palestra sobre o tema “Associações de Cannabis Medicinal e seu Papel na Reparação Histórico-Social do Brasil”. A discussão acontecerá às 9 horas, na sala 212 do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Presidente e fundador da Associação Flora da Vida, Enor Machado de Morais.

Na sexta-feira (16/08), às 16 horas, haverá um bate-papo sobre “O Acesso ao Óleo de Cannabis pelas Associações no Brasil”, com a participação de Enor Machado e Maria Carolina de Pádua Pinto. A roda de conversa será realizada no espaço do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM).

O coordenador da Liga Acadêmica Norte Mineira de Estudos sobre Cannabis, professor Antônio Carlos Ferreira, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva do curso de Medicina da Unimontes, explica que o objetivo principal das atividades é difundir informações sobre os benefícios dos óleos de Cannabis para o tratamento de diversas doenças e expor as dificuldades que a legislação brasileira impõe ao acesso mais amplo ao tratamento com o uso de produtos derivados da maconha com fins terapêuticos.

Para a discussão, foram convidados professores da Unimontes, estudantes vinculados à Liga Acadêmica de Estudos sobre Cannabis e duas médicas colaboradoras da LANEC. Os debates também serão abertos ao público em geral.

“Os estudos desenvolvidos na LANEC têm como base a produção científica como instrumento de combate ao preconceito e à ignorância”, observa o professor Antônio Carlos Ferreira.

Ele destaca que o óleo de Cannabis é indicado para o tratamento de um grande número de pacientes que sofrem com dores crônicas e doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, epilepsias de difícil controle, transtornos de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão, entre outras.

Relacionadas

Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes recebe certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI