Uma discussão ampla sobre as reformas trabalhista e previdenciária, com a participação de renomados especialistas, com pontos de vista favoráveis e também críticos às propostas. É o que vai acontecer durante a XIII Semana da Economia da Universidade Estadual de Montes Claros, que será aberta nesta segunda-feira (7/8). A programação será desenvolvida no campus-sede da Unimontes e em outros espaços como o auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com mesas redondas, minicursos, palestras, mesas de egressos e apresentação de trabalhos científicos.

“O objetivo é manter a tradição da Semana da Economia. A inovação deste ano está na escolha dos temas. A academia vai oferecer aquilo que tem de melhor, que é uma percepção objetiva da realidade”, afirma o professor Marcos Fábio Martins Oliveira, chefe do Departamento de Economia, responsável pela realização do evento. A edição deste ano recebe o nome do professor e economista Petronilho Narciso Júnior.

Ele ressalta que a Semana do Economista contará com a participação de professores e profissionais conhecidos nacionalmente. “Serão apresentadas visões favoráveis e contra as reformas, com a participação de economistas de formação, atuantes em governos e que ajudaram a elaborar as propostas e pessoas que são críticas das reformas. Mas, são todos nomes com suporte técnico”, enfatiza Marcos Fábio. “Esperamos promover um debate de alto nível, de tal forma que as pessoas sejam conscientizadas sobre o que realmente são as reformas”, complementa.

Confira

Os temas em discussão estão ligados ao mercado de trabalho e à economia regional. As discussões serão abertas à participação de professores, acadêmicos, pesquisadores e técnicos de áreas afins e pessoas da comunidade em geral. “Haverá minicursos e grupos de trabalho. A meta também é a valorização da produção e da pesquisa da própria universidade”, enfatiza o professor Marcos Fábio.

AGENDA

As atividades serão iniciadas no dia 7 de agosto (segunda-feira), com a palestra de um dos nomes renomados da Semana da Economia da Unimontes, o economista Samuel Pessoa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele vai abordar o tema “Política de Reformas”, às 10 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A abertura oficial acontecerá no mesmo dia, às 19h30min, com a palestra “Os “males” da Economia Brasileira na Atualidade: as perspectivas profissionais para o economista neste cenário”. A abordagem será feita pelo presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Roberto Bretas, no espaço “Bull Pub”.

No dia 8, o tema em debate será a Reforma da Previdência, às 19h30, no auditório do prédio 3 do campus-sede, onde funciona o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). Os palestrantes serão os economistas Milko Matijasc – assessor técnico do Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA), e José Nilton de Souza Vieira, sub-chefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais, do Gabinete da Casa Civil da Presidência da República.

No dia 9 de agosto, estará em discussão a Reforma Trabalhista, com abordagem pelos professores Mário Jorge Cardoso de Mendonça (do IPEA) e José Dari Krein, PhD em Economia e docente da Universidade de Campinas (Unicamp). O debate acontecerá às 19h30, também no auditório do prédio 3. As atividades serão encerradas no mesmo local, no dia 10 de agosto, com a realização de um painel com os egressos do curso de Economia da Unimontes.

PRAZOS

As inscrições para participar da programação geral podem ser feitas até o primeiro dia do evento, gratuitamente. Os trabalhos encaminhados para submissão terão sete áreas temáticas: “Mercado de Trabalho”, “História Econômica, Economia Regional e Desenvolvimento”, “Sistema Financeiro”, “Tecnologia e Inovação”, “Economia da Saúde e Economia da Educação”, “Novas Abordagens” e “Políticas Públicas”.

As inscrições para os minicursos deverão ser feitas até 4 de agosto. Os temas são: “Comunicação Empresarial”, “Linguagem Corporal no Trabalho”, “Latex”, “CPA 20”, “Introdução ao Geoprocessamento”, “Educação Financeira”, “Canvas”, “Introdução ao R” e “Previdência Privada”.

Trabalhos aprovados

A coordenação divulgou a relação dos trabalhos aprovados para apresentação na 12ª Semana de Economia da Unimontes. Ao todo, são 35 produções que versam sobre diversos temas, desde empreendedorismo, “startup”, trabalho informal, patente, políticas públicas, macroeconomia e monocultura de algodão, entre outros.

Conforme edital, as apresentações na modalidade oral acontecem a partir do dia 8 de agosto, na sala 321, no prédio 1 (CCSA).

XIII Semana da Economia da Unimontes

Período: 7 a 10 de agosto
Local: campus-sede
Inscrições: minicursos (até 4/8), palestras (até 7/8), trabalhos (encerrada)
Informações:e-maileco.unimontes@gmail.com
Site: www.ccsa.unimontes.br/semanadeeconomia/
Inscrições: www.sympla.com.br/xiii-semana-de-economia__153271
Telefone: (38) 3229-8258

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia